Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Jovem desapareceu na Praia de Santo Amaro de Oeiras. Buscas foram suspensas

  • 333

Polícia Marítima lança alerta: não há nadadores salvadores para acorrerem a banhistas. As buscas por adolescente de 16 anos foram interrompidas com o cair da noite.

Raquel Pinto

Um adolescente de 16 anos desapareceu na Praia de Santo Amaro de Oeiras, a maior do concelho, quando estava a banhos com um grupo de colegas, segundo informações prestadas aos Expresso pela Polícia Marítima de Lisboa. Um helicóptero da Força Aérea está empenhado nas buscas.

O comandante Guerreiro Cardoso, capitão de fragata, adianta ao Expresso, a partir do local, que o jovem estava junto a um molhe de pedras a oeste da praia e foi entrando na água. Posteriormente, terá demonstrado que "não estava à vontade e acabou por se afundar".

O alerta foi dado às 17h46, numa altura em que "maré estava na vazante", precisa o comandante. De imediato, seriam mobilizados para o local três embarcações e mergulhadores da autoridade marítima, um helicóptero da Força Aérea, bombeiros de Oeiras e INEM. As buscas foram interrompidas às 21h30 e serão retomadas por volta das 7h00 desta quinta-feira. 

Com os termómetros em Lisboa a rondarem os 30º C, foram muitos os que se deslocaram esta quarta-feira de tarde à praia. Em Santo Amaro de Oeiras não há ainda nadadores-salvadores.

A Polícia Marítima pede "cuidado" aos banhistas, uma vez que a época balnear ainda não teve início.

A época balnear arranca normalmente a 1 de junho e termina a 30 de setembro, mas não existe uma uniformidade. No concelho vizinho de Cascais, o município, que conta com 17 praias, decidiu antecipá-la. Aliás, foi o primeiro do país a assegurar a partir de 1 de maio o dispositivo de vigilância, em parceria com os concessionários. 

De acordo com um comunicado divulgado no site da Câmara Municipal de Oeiras, a época balnear no concelho começa no próximo sábado, dia 16, e decorre até 13 de setembro. 

"Ao longo deste período, a segurança nas quatro praias oficiais do concelho - Torre, Santo Amaro de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias – será assegurada por nadadores salvadores", diz a nota,

A autarquia frisa ainda que "haverá também reforço de policiamento – Polícia Municipal, Polícia de Segurança Pública, Polícia Marítima, Bombeiros e Proteção Civil – tanto nas praias e respetivos acessos, como no passeio marítimo e nos transportes públicos".

[notícia atualizada às 23h47]