Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Hotéis de luxo estão a inflacionar preços das dormidas no Porto

  • 333

Dormir no Porto em maio do ano passado custava em média 70 euros, enquanto agora o valor médio anda pelos 90 euros

Rui Duarte Silva

A continuada abertura de hotéis de luxo na Invicta fez com que a cidade tivesse registado no último mês a maior subida de preços na Europa. 

Um estudo feito pelo Trivago Hotel Price Index, site da internet destinado a comparação de preços na hotelaria, revela que a cidade do Porto foi, de entre todas na Europa, aquela que registou em abril a maior subida de preços, com um acréscimo de 28,57%, e comparando-se agora com Milão, Liverpool e Madrid. 

Assim, segundo o site, dormir na Invicta em maio do ano passado custava em média 70 euros, enquanto agora o valor médio anda pelos 90. A diferença justifica-se, por um lado pelo generalizado aumento dos preços nas diferentes categorias de hotéis, mas sobretudo pelo acréscimo de número de unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas, que fixam os seus preços entre os 100 e os 150 euros.

O mesmo estudo revela que os hotéis portugueses registam, pelo quinta vez consecutiva, um aumento dos preços das dormidas. A região norte, diz o Trivago, “volta a ser o principal motor da hotelaria nacional” e regista pelo segundo mês consecutivo um crescimento de 22,2%. Embora os preços tenham aumentado, a região continua a oferecer algumas das dormidas mais baratas (88 euros em média), apenas igualada pelos Açores e ultrapassada pela região centro, onde o preço médio ronda os 75 euros. Lisboa e Madeira apresentam as dormidas mais caras, com os preços médios a situarem-se entre os lisboetas 139 euros e os madeirenses 114 euros.

trivago Hotel Price Index (tHPI) é um estudo mensal que analisa a variação do preço médio por quarto duplo nos hotéis das principais cidades mundiais. Os valores fornecidos por mais de 200 sites de reserva e cadeias de hotéis criam o preço médio de hotel para cidades, regiões e países. O cálculo dos dados é efetuado com base nos mais de dois milhões e meio de pesquisas diárias realizadas no serviço de comparação de preços do Trivago.

Este motor de busca de hotéis intervém no processo de pesquisa e reserva e disponibiliza, em tempo real, os preços oferecidos por mais de 200 sites de reserva para mais de 700.000 hotéis. Fundado em 2005, o Trivago opera em 50 plataformas internacionais e é consultado por mais de 80 milhões de visitantes todos os meses.