Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Homem desaparecido no Gerês desde sábado

  • 333

O alerta foi dado ao início da tarde de sábado e desde essa altura que equipas de resgate tentam localizar um homem que estaria a praticar desporto radical no Parque Nacional da Peneda Gerês e caiu num poço.

Um homem está desaparecido no Parque Nacional da Peneda Gerês desde o início da tarde de sábado. Terá caído num poço de grande profundidade. Bombeiros e GNR retomaram esta manhã as buscas.

No local, a equipa é constituída por elementos dos Bombeiros de Salto, de Montalegre e da GNR, afirmou à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto, Hernâni Carvalho.

O alerta para o desaparecimento do homem chegou ao Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real às 13h41 de sábado e foi dado por um colega da vítima, que estaria a praticar um desporto radical na zona do parque, perto da localidade de Xertelo.

O comandante dos bombeiros de Salto Hernâni Carvalho, explicou que o homem terá caído durante uma descida a um poço e está desaparecido, encontrando-se no terreno equipas de resgate que estão a tentar localizá-lo.

O responsável indicou que o poço, que se encontra num ribeiro, "tem alguma profundidade" e também "alguma corrente e caudal".

Hernâni Carvalho disse ainda que os acessos ao local "são muito difíceis", e que as equipas têm que ir a pé e demoram cerca de uma hora a chegar ao sítio.

"No local, a dificuldade prende-se com as características do terreno e a água do ribeiro que tem alguma corrente", salientou.

Segundo o CDOS, para esta operação foram mobilizados no sábado os bombeiros de Salto, de Montalegre e da Salvação Pública (Chaves) e militares da GNR, num total de 25 homens e oito veículos.