Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

"Portugueses na Jihad", "Abandonados" e "Árbitro de Elite": jornalistas falam de reportagens premiadas

  • 333

É um vídeo “da casa”: no dia de entrega do Prémio de Reportagem Cáceres Monteiro, jornalistas do Expresso e da SIC falam dos seus trabalhos jornalísticos.

Os repórteres do Expresso Hugo Franco e Raquel Moleiro comentam a reportagem “Matar e Morrer por Alá”, Ricardo Costa fala trabalhos multimédia, Pedro Mourinho analisa a série “Abandonados” da SIC e Henrique Monteiro relembra Cáceres Monteiro. 

A conversa foi realizada imediatamente após a cerimónia dos Prémios de Reportagem Cáceres Monteiro 2014, que foram entregues por Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa, no auditório Luiz Vasconcellos, no edifício São Francisco de Sales, em Paços de Arcos. Veja a conversa feita através do Periscope (razão pela qual o vídeo é feito “ao alto”).

A reportagem multimédia do Expresso "Matar e Morrer por Alá: Cinco Portugueses no Estado Islâmico" venceu a edição. O prémio foi entregue à equipa composta por Hugo Franco, Raquel Moleiro, Joana Beleza, Tiago Pereira dos Santos, Pedro Pinto, Tiago Simão, João Roberto, Germano Oliveira e Pedro Santos Guerreiro.

A reportagem "Pedro Proença - Árbitro de Elite", emitida na SIC e na SIC Notícias, recebeu uma Menção Honrosa, que foi entregue a Nuno Luz, Paulo Cepa, Rogério Esteves, Luís Gonçalves, Paulo Alves e José Dias.

A reportagem "Abandonados", recebeu também uma Menção Honrosa, entregue a Pedro Mourinho, Paulo Cepa, Luís Gonçalves, Carlos Aranha, Isabel Mendonça, António Simões e Paulo Alves.

O Prémio Reportagem Cáceres Monteiro é atribuído anualmente e distingue os melhores trabalhos publicados nos órgãos de comunicação social do Grupo Impresa. Cáceres Monteiro é um dos grandes repórteres portugueses da segunda metade do século XX e um dos fundadores de "O Jornal" e da revista Visão.