Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Este rádio tem uma história que ajudou a mudar o país

  • 333

Lembra-se daquele rádio velhinho que o seu pai ou avô tinham lá em casa, que tinha o napperon em crochet estrategicamente posicionado por baixo? Vamos ligá-lo para ouvir um apelo que correu Portugal inteiro há quatro décadas.  

João Roberto (vídeo), João Santos Duarte e Paulo Paixão (guião)

Há 40 anos já havia televisão em Portugal, mas o rádio era ainda o meio que mais facilmente chegava a todos. E foi através das ondas da rádio que se ouviu um apelo feito por uma das figuras mais conhecidas da época. Uma mensagem que terá ajudado a construir a maior participação de sempre em eleições em Portugal: para a Assembleia Constituinte votaram mais de 90% dos eleitores. 

 

SAIBA MAIS Ventos de mudança | A paixão dos argumentos | A força das ruas | Um novo tempo

SUGESTÕES Blogue "A Caminho da Constituinte ", onde revivemos como se fosse hoje essa primeira grande prova de fogo para a jovem democracia portuguesa, em abril de 1975 | 40 anos depois, Expresso junta deputados da Constituinte  [a reportagem deste histórico reencontro será publicada na edição do Expresso de 25 de abril, data em que passam precisamente 40 anos sobre as eleições para a Constituinte]