Siga-nos

Perfil

Expresso

Sociedade

Fábio Paim acusado de violação na Lituânia

  • 333

É o último escândalo envolvendo um jovem que chegou a ser a grande nova esperança do futebol português.

Luís M. Faria

É o último escândalo envolvendo um jovem que chegou a ser a grande nova esperança do futebol português.

Há uns anos, Fábio Paim aceitou aparecer num anúncio que jogava com a sua própria desilusão. A foto mostrava-o sentado com ar melancólico nas bancadas vazias de um estádio, sob a frase: “Eu sou o Fábio Paim e desperdicei a minha oportunidade. Se não participares, seremos dois”.

O cartaz era um anúncio a uma competição de jovens publicitários e parecia realmente invulgar que o jovem futebolista descoberto pelo Sporting aceitasse jogar assim com a sua própria condição de estrela não confirmada. 

Após representar a grande esperança da sua geração, Paim deixara que distrações diversas lhe roubassem uma carreira extraordinária, talvez semelhante à do seu amigo Cristiano Ronaldo. Ao longo dos anos, foram surgindo notícias por vezes inquietantes e agora o seu destino poderá ter batido ainda mais fundo. Paim é acusado de ter violado uma mulher na Lituânia, país onde joga desde há meses.

Ainda não foram divulgados muitos factos. Sabe-se que Paim foi detido pela polícia de Kaunas e que arrisca uma pena de sete anos de cadeia. Ao seu atual clube, o FK Nevezis, explicou que tudo se tratou de um mal-entendido. Já em 2012 tinha sido alvo de uma acusação sexual em Cascais, mas na altura ter-se-á concluído que estava em causa não uma violação mas um ato de exibicionismo – na linha de outras vezes em que Paim teria sido descoberto a espreitar casais a namorar em carros. 

Numa entrevista dada ao “Record”, ele explicou que não tinha “conseguido lidar com o facto de o futebol passar de hobby a profissão”. Os seus fãs sportinguistas, e não só, esperam que a acusação ora anunciada não se confirme.