Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Sociedade

2012 começa com chuva de meteoros

  • 333

Madrugada de quarta-feira será o pico da chuva de meteoros Quadrantids, o primeiro espetáculo de estrelas cadentes do novo ano.

Ana C. Oliveira (www.expresso.pt)

Visível apenas no Hemisfério Norte, a chuva de meteoros Quadrantids vai atingir o seu expoente na madrugada do dia 4 de janeiro. Segundo a Nasa, estima-se a visualização de um máximo de 100 estrelas cadentes por hora, caso as condições atmosféricas o permitam.



Ao contrário de chuvas de meteoros famosas como as Perseidas ou as Gemínidas, que duram vários dias, a queda de Quadrantids durará apenas algumas horas antes do nascer do sol de quarta-feira.



Os meteoros Quadrantids são fragmentos do asteroide 2003 EH1 e foram avistados pela primeira vez em 1825. O seu nome deriva da constelação Quadrans Muralis, considerada extinta pelos astrónomos, de cuja direção estes detritos parecem ser originários.



Apesar da sua curta duração, esta chuva de meteoros, que se irão vaporizar ao entrar na atmosfera terrestre, será uma boa oportunidade para todos aqueles que apreciam a observação do espaço se deleitarem com o primeiro espetáculo de estrelas cadentes de 2012.