Anterior
Ex-primeiro-ministro islandês considera sentença absurda
Seguinte
Polícia fere moradores da Ameixoeira com balas de borracha
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Soares e Alegre não vão às cerimónias oficiais do 25 de abril
com vídeo

Soares e Alegre não vão às cerimónias oficiais do 25 de abril

Mário Soares e Manuel Alegre anunciaram que não vão participar nas cerimónias oficiais do 25 de abril, "em solidariedade" com os militares. Antes, já a Associação 25 de Abril dissera que ia estar ausente.
|
Mário Soares vai faltar às comemorações oficiais na AR
Mário Soares vai faltar às comemorações oficiais na AR / Tiago Petinga/Lusa

Mário Soares e Manuel Alegre não vão participar nas cerimónias oficiais do 25 de abril, "em solidariedade" com a Associação 25 de Abril, que anunciou a sua recusa em participar nas festividades, pela primeira vez desde 1974.

Os símbolos socialistas estarão assim ausentes da sessão solene comemorativa da revolução na Assembleia da República, que decorrerá na quarta-feira.

"O antigo Presidente da República e fundador do PS decidiu não ir à sessão oficial da Assembleia da República que comemora a revolução mal soube do anúncio da Associação 25 de Abril de que não participará na cerimónia", noticiou o jornal "Público".

A decisão de Manuel Alegre foi transmitida à agência Lusa e é justificada pelo facto de, na sua perspetiva, não fazer sentido estar presente na cerimónia no Parlamento sem a comparência dos militares que fizeram a revolução de 25 de abril de 1974.

"Não vou. A celebração sem aqueles que fizeram o 25 de abril, para mim, não tem o mesmo significado. Quando se fez o 25 de abril em 1974, eu estava no exílio. Se hoje se vive em liberdade em Portugal, a eles [militares de abril] o devemos", justificou o ex-candidato presidencial.

Para Manuel Alegre, os militares que fizeram o 25 de abril "têm o direito de assinalar como entendem" o aniversário da revolução. "Eles têm o direito de comemorar ou não o 25 de abril, porque foram eles que fizeram o 25 de abril", frisou Manuel Alegre.

 

Veja vídeo SIC:

Opinião


Multimédia

Lombinho de porco com broa e batata a murro

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 


Comentários 151 Comentar
ordenar por:
mais votados
Será que fazem falta?
« Mário Soares e Manuel Alegre não vão às cerimónias do 25 de Abril »

Se fossem proibidos, eu até ficava preocupado...

Agora se se acham demasiado especiais para comemorarem o 25 de Abril, juntos dos eleitos pelo povo, até nem me importo da sua ausência...
Re: Será que fazem falta?
Re: Será que fazem falta?
Nem merece qualquer comentário. Basta ver o video.
Re: Nem merece qualquer comentário. Basta ver o vi
Re: Será que fazem falta?
Re: Será que fazem falta?
Re: Será que fazem falta?
Re: Será que fazem falta?
Nem fazem falta nenhuma
Gente desta só envergonha o 25 de abril.
Re: Nem fazem falta nenhuma
Re: Nem fazem falta nenhuma
Re: Nem fazem falta nenhuma
Re: Nem fazem falta nenhuma
Não vão.......
... e fazem muito bem,

Aliás, em bom rigor, não vislumbro razões para comemorar uma data que algums e os actuais detentores do poder em particular, tudo fazem para denegrir.

Se não fossem hipócritas Passos, Relvas, Gaspar e Cavaco (que preencheu ficha para a PIDE) celebravam o dia 24, com romagem ao túmulo do Dr. Salazar e tudo.

Bem Salazar, se pudesse, também correria com eles pois nem os mortos gostarão de se ver rodeados de tal canalha.....

Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Não era bem assim....
Re: Não era bem assim....
Re: Não era bem assim....
Re: Não era bem assim....
Re: Não era bem assim....
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
Re: Não vão.......
a opiniao livre deve ser a mesma do avante!
!
Pôrra! Já me estragaram o dia. Primeiro soube que o vasco gordinho e a sua associação não iam estar presentes. Agora são estas duas aves. Mas quem faz os discursos? Eu ando com uma fome de discursos desses que ninguém imagina. Estava à espera do dia para me empanturrar de discursos proferidos por esses gordinhos e anafados. E agora nicles. heheheeh
No Parlamento....

Ficará o 25A representado por uma grande facção dos que nunca o quiseram !!!

A laranjada e azulinhos-céu que sentaram o rabo na ex União-Nacional, os que vieram a fundar partidos ditos sociais, democratas, populares e até cristãos.
Re: No Parlamento....
Re: No Parlamento....
Re: No Parlamento....
21:35. Não beba mais !!!
Re: 21:35. Não beba mais !!!
Re: 21:35. Não beba mais !!!
eles queria era que no parlamento
Se a democracia fosse resumida ao 25 de Abril...
Re: Se a democracia fosse resumida ao 25 de Abril.
As suas acusações roçam a difamação quando se ...
Re: As suas acusações roçam a difamação quando se
Desperdiçar a democracia por uma ditadura?
Re: Desperdiçar a democracia por uma ditadura?
Oh... brinca...
Re: Oh... brinca...
dantes havia portugueses de primeira e de segunda.
Se não fosse o Mário Soares...


muitos destes comentários não poderiam ser expressos...

pois foi a sua tenacidade e luta que derrotou o totalitarismo comunista...

é bom não termos memória curta...
Se n
Re: Se n
pois...
Haja vergonha e pudor !!
Re: Haja vergonha e pudor !!
Re: Haja vergonha e pudor !!
Re: Haja vergonha e pudor !!
Re: Haja vergonha e pudor !!
Re: Haja vergonha e pudor !!
Re: Haja vergonha e pudor !!
Re: Haja vergonha e pudor !!
Re: Haja vergonha e pudor !!
Re: Haja vergonha e pudor !!
Re: Se n
Re: Se n
Re: Se não fosse o Mário Soares...
Re: Se não fosse o Mário Soares...
Re: Se não fosse o Mário Soares...
Re: Se não fosse o Mário Soares...
Re: Se não fosse o Mário Soares...
Que bom ar vai ter a AR
Este ano vai valer a pena ir às comemorações do 25 do A. Sem Marocas Soares, Pateta Alegre, Vasco "Pá" Lourenço, Patarata Correia e demais membros do clube do Reumático, o AR VAI ESTAR MUITO MAIS RESPIRÁVEL.
ah ahah
Re: ah ahah
Re: ah ahah
Será verdade mesmo???
Será que as mentes iluminadas de Manuel Alegre, Mário Soares, Vasco Lourenço e demais Associação 25 de Abril, finalmente ganharam vergonha na cara e vão de uma vez por todas deixar de viver á custa do contribuinte Português?

Já basta de tanto dinheiro desperdiçado nas suas chorudas reformas e demais benesses.

Haja vergonha para tanta demagogia política destes actores.

Re: Será verdade mesmo???
Re: Será verdade mesmo???
Soares
deve ir pagar a multa de excesso de velocidade!
Decisões
Quanto a Alegre, era de esperar qualquer coisa que lhe desse protagonismo. Gosta muito de se pôr em bicos de pés. mas é uma figura menor, que só deu à democracia a sua ociosidade congénita e o seu oportunismo para abarbatar pensões-

Quanto a Soares, costuma saber estar, mas, neste caso, parece ter perdido os papéis, como dizem nuestros hermanos..

Primeiro Ministro, Presidente da República, é uma figura chave no pós 25A, indispensável em qualquer cerimónia que evoque a data.Desconsideração ao povo, desnecessária e gratuita e mau sinal no que respeita ao acatamento do voto popular.
  Não há autoridades ilegítimas em Portugal, por mais que me tenham entrado nos bolsos..............
Re: Decisões
Re: Decisões
Ainda bem, é menos uma despesa!
Em tempo de crise,fazem bem estes senhores em não comer à pála do orçamento.E todos sabemos que eles não prescindem de sonremesa,charuto e o Logan do costume!
Tão amigos do povo que eles são.
Estes dois artistas é que têm toda a razão em comemorar o 25 de Abril. Estes corruptos da abrilada é que ganharam com o dito dia, ó se ganharam!!
Ena! Foi o único modo de falarem deles!
Estavam a esmorecer na memória colectiva, assim já são falados outra vez.

Com alívio, por não nos gastarem mais €€€ em almoçaradas nesse dia!
Se eu fosse rico...

...ia caçar elefantes para o Botswana todos os anos de 20 a 26 de Abril.

Não saltem já em cima de mim. Tenho um grande respeito pelo simbolismo inerente ao fim do regime.
O mesmo não posso dizer das patetices que sou obrigado a suportar a propósito de tal efeméride.

Para uns falta sempre cumprir Abril ( o que até tem lógica visto que ainda faltam 5 dias até ao fim do mês) , para outros está tudo cumprido , para uns é o símbolo da descolonização exemplar , para outros da pouca vergonha do abandono do Ultramar , para outros é o simbolo da liberdade e para outros do vartar vilanagem.

Este ano , para enriquecer a coisa , o pessoal da A. 25 de Abril amuou e decidiu não pôr os butes na Assembleia.
Como se fosse pouco os cromos Soares e Alegre , solidários com tão nobre postura , decidiram fazer a mesma coisa.
Percebo-os bem : eu próprio para pôr os pés numa sessão solene da Assembleia cobraria no mínimo 100 euros , sem recibo , com direito a almoço e na condição de poder sair quando o Cavaco começasse a ladaínha da ordem.

Mas neste ano da graça de 2012 o prémio surrealismo25A vai direitinho para: MÀRIO CRESPO!

Para comentar a oportunidade e a coerência da posição dos cromos supra , convidou para o seu Jornal das 9 : ZITA SEABRA , a coerência em pessoa , que evitou o apagão do farol vermelho de Moscovo e o substituiu pelo farol laranja de S. Caetano à Lapa.

E assim se passou mais um ano!

         
25/4 , feriado e data incómoda para este governo
- Sacrifícios cada vez maiores , impostos só aos mais fracos enquanto os mais ricos continuam a gozar o pagode.

- Economia a afundar , o governo nada faz para contrariar isso , pelo contrário , ainda a afunda mais.

- Desemprego disparado , governo diz que não sabe porquê , só sabe enxotar os portugueses para a emigração , para alargar os números dos que já passam fome , frio e dormem nas ruas por essa Europa fora.

- Saúde cada vez mais só para os ricos com o esvaziamento dos recursos humanos dos hospitais públicos em favor dos hospitais privados que com os cortes de funcionamento e transporte de doentes e aumento das taxas moderadoras leva os idosos a morrerem em casa aos milhares por falta de assistência.

- Regresso do elitismo ao ensino , com o abandono forçado dos estudantes mais pobres e da classe media devido às crescentes dificuldades economicas e cortes nas bolsas e apoios sociais.
100 estudantes abandonam o ensino superior todos os dias.

Perante isto não há nada mesmo para comemorar junto de quem promove este desastre social no país , decisão mais que coerente da associação 25 de Abril , Mário Soares , Manuel Alegre e outros certamente que se seguirão , comemorar o quê , se este governo só conhece o 24/4.

Aliás o 25/4 que já deve ser uma data incómoda para este governo , terá tendencia para motivar cada vez mais protestos populares porque será sempre uma espinha cravada em quem está nos antípodas e é adepto do 24 de Abril , como este governo.
Re: 25/4 , feriado e data incómoda para este gover
Re: 25/4 , feriado e data incómoda para este gover
explica la como e que fazias ó xico esperto
Comentários 151 Comentar

Últimas


Pub