28
Anterior
Função Pública: reformas antecipadas em nível recorde
Seguinte
Inflação média fixou-se nos foi 3,7% em 2011
Página Inicial   >  Economia  >   Soares da Costa confirma despedimento em massa

Soares da Costa confirma despedimento em massa

A construtora Soares da Costa recebeu autorização do Ministério da Economia para proceder a um despedimento coletivo que deverá afectar em Portugal 500 trabalhadores.
|
A construtora abate um quarto do emprego em Portugal
A construtora abate um quarto do emprego em Portugal / Nuno Fox

A Soares da Costa (SC) confirmou em comunicado que recebeu autorização do Ministério da Economia para proceder a rescisões por mútuo acordo que ultrapassa o limite imposto por lei.  Em abril de 2011, a construtora desencadeou o processo legal que permite recorrer a despedimentos "através de processos de cessação consensual por ser mais vantajoso para todos os intervenientes".

A empresa pode agora executar o programa de redução que, segundo foi referido na altura por fontes sindicais, envolveria o despedimento de 900 trabalhadores (700 em Portugal e 200 no estrangeiro). Todavia, a SC refere "ser prematuro indicar números concretos". Em todo o caso, "deverão ficar longe dos que vêm sendo noticiados, sendo certo ainda que serão reduzidos ao mínimo essencial" de forma a permitir o normal desenvolvimento e sustentabilidade da atividade do grupo.

Em Portugal, a SC emprega perto de 2000 de um universo de 5 mil empregados. Angola é o mercado com maior volume de emprego. O corte no emprego deverá envolver 500 pessoas no mercado português. 

Crise trava emprego


A SC explica o severo corte com a atual crise económica e financeira, com especial incidência no sector de construção e obras públicas, apesar de realizar mais de metade da produção no exterior. Mas, a internacionalização "não é capaz nem suscetível de absorver os excedentes de mão-de-obra que no mercado interno se vão gerando", diz a empresa.

As principais construtoras portuguesas já reduziram nos dois últimos anos entre 10 e 15% o seu volume de emprego. O sector conta com perto de 80 mil desempregados e deverá chegar ao fim de 2012 acima dos 120 mil.

A SC diz que antecipou a ameaça atual incorporando no seu Plano Estratégico de 2010 "medidas para adequar o seu quadro de pessoal à nova realidade do mercado".

    

Opinião


Multimédia

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 28 Comentar
ordenar por:
mais votados
Com cartas brancas destas desemprego chega a 20%
É preciso referir que esta empresa tem tido bastantes lucros nos últimos anos , por isso é uma medida que não se justifica tanto por parte desta empresa como do governo a aceder.

  http://www.ionline.pt/por...

Se todas as grandes empresas deste país tiverem a mesma carta branca deste governo para correr com grande parte dos seus trabalhadores com a desculpa da crise mesmo que tenham lucros na sua actividade e condições para os manter na empresa , rapidamente o desemprego atingirá os 20% , mas o que e que se pode esperar de um governo neo-liberal.
Re: Com cartas brancas destas desemprego chega a 2
O problema é que os lucros vêm do estrangeiro
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Não é de admirar Esta grande Empresa e como muitas outras despedem os funcionários e investem no estranfgeiro como no caso do Brazil em que a Soares da costa ganhou a construção do Shopping Fortaleza, em Luanda, foi adjudicada ao Consórcio Soares da Costa/GRINER pelo valor de 62,7 milhões de dólares. A obra deverá ficar concluída em 18 meses.
No Jornal económico de novembro de 2011 O grupo Soares da Costa (SC) disse que quer atingir 80% dos negócios no exterior até 2015, de acordo com o Plano Estratégico actualizado que a empresa apresentou na CMVM.
No final dos primeiros nove meses deste ano, os negócios a nível internacional representavam 60% do total, crescendo 7%, destacando-se os mercados dos EUA e de Moçambique. A Soares da Costa quer avançar com uma reestruturação que levará à redução de cerca de 900 colaboradores, mas aguarda resposta do Governo para poder ultrapassar o limite de rescisões por mútuo acordo, disse à Lusa uma dirigente sindical.
Por aqui vemos como vai este País...
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
!
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Apesar dos despedimentos custarem sempre, sobretudo numa empresa que até dá lucro, lá virá quem acha que é uma actuação criminosa, quem sabe se não organiza um boicote à empresa, como acontece com o Pingo Doce.

As empresas têm o direito de despedir quem bem entenderem, desde que compensem os trabalhadores.

Não podemos criticar quem cumpre a lei e paga as rescisões acima do valor legalmente exigido.

Os trabalhos não são para a vida e não podemos achar que o regime de impunidade e incompetência da FP serve os propósitos dos trabalhadores privados.

Boa sorte a todos os que perderem o emprego. Sejam criativos, usem bem o dinheiro e criem empresas, comecem já a procurar trabalho, não esperem pelo último mês do subsídio.
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Re: Contra-senso dos empresários portugueses
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
as empresas podem despedir quem quiserem
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Re: Soares da Costa confirma despedimento em massa
Simplesmente maquiavélico!!!
O mais engraçado é que esta empresa foi das que assinou contratos assassinos com o estado em conluio com o sector bancário!

(...)

Massa!
Com tantas e boas noticias de Avultados Lucros, atiram assim uma nNovidade Desta Natureza para a Rua! que é feito das Massas que se tenhem vindo a acumular durante todos estes Anos? será que os Lucros eram só de Boca? coitados daqueles que para eles trabalham!!
Clientelismo
Quanto do dinheiro que entra na Soares da Costa vem do orçamento de Estado?
Comentários 28 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub