27/05/2012 atualizado às 1:18
Página Inicial » Atualidade » Soares critica "radicais de esquerda" que querem avançar com os casamentos homossexuais

Soares critica "radicais de esquerda" que querem avançar com os casamentos homossexuais

O antigo Presidente diz que a questão está a surgir agora devido a "radicais" que pretendem assim mostrar que são de esquerda em vez de se preocuparem com a defesa dos sindicatos e da valorização do trabalho. 

9:51 Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
Mário Soares diz que a questão não é um dos problemas fundamentais que afectam o país
Mário Soares diz que a questão não é um dos problemas fundamentais que afectam o país
José Ventura

O ex-Presidente da República, Mário Soares, afirmou ontem à noite que os casamentos entre homossexuais são uma questão de consciência, ao mesmo tempo que advertiu que não são esses os problemas fundamentais do país.

"Os casamentos entre homossexuais são (questões) de consciência complicadas, não são esses os problemas fundamentais... mas há certos radicais que querem ir adiante para mostrarem que são de esquerda", disse Mário Soares.

"Eu estaria mais inclinado, se estivesse na minha mão, agiria com mais prudência para acabar com as desigualdades sociais, dar mais prestígio ao trabalho, aos trabalhadores e aos sindicatos", sustentou.

Mário Soares respondia a uma questão colocada por um elemento da assistência após ter proferido uma palestra sobre a separação entre a Igreja e Estado desde a I República até à actualidade.

O jantar/debate realizou-se na Foz do Arelho, Caldas da Rainha nas instalações do INATEL, presidido por Vítor Ramalho, e onde participaram mais de uma centena de pessoas entre os quais os secretários de Estado José Miguel Medeiros e Conde Rodrigues e vários deputados socialistas.

O secretário-geral do PS, José Sócrates, afirmara no dia 18 que a consagração dos direitos de uma minoria social [a homossexual] representará a vitória de toda a sociedade portuguesa, porque se traduzirá em mais tolerância e dignidade individual.

"Este é o momento para que o PS, no seu Congresso Nacional, afirme a sua vontade de propor à sociedade portuguesa o direito ao casamento civil para pessoas do mesmo sexo", declarou Sócrates na apresentação da sua moção de orientação política no Centro Cultural de Belém.

Ainda respondendo a questões da audiência e relativamente às declarações do cardeal Patriarca sobre casamentos de católicas com muçulmanos Soares disse apenas: "Casamentos são uma questão individual e as senhoras casam com querem. Estar a dar conselhos, comigo não!".

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
UM PAIS SUPER EVOLUIDO
odisseia na terra (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 10:33 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
Extraordinário, eis um assunto que nos vais fazer todos muito mais felizes. O país sob a batuta de Sócrates tem evoluído tanto que para atestar a nossa modernidade, conforto e desenvolvimento só mesmo nos faltava legalizar as uniões das fufas e maricas… esse imenso e crescente grupo da nossa sociedade.

Com sorte os socialistas qualquer dia lembram-se daqueles homens antiquados como eu que só conseguem amar e casar com mulheres…talvez um dia voltemos a estar na moda.

De Sócrates já se sabe quase tudo…que mente com facilidade, que deturpa a seu bel-prazer a realidade dos factos, que é um especialista em manobras de diversão, que tem uma ambição capaz de tudo, que assenta as suas relações no amiguismo, que vê tudo numa perspectiva sectária e balofa …

O país por sua vez vai de mal a pior, está moribundo e sem solução á vista. A derrapagem orçamental anunciada vai penalizar em muito os portugueses menos ricos …a nossa economia está obsoleta e a sua readaptação aos critérios de Maastricht (2011) voltará a ser um calvário para a generalidade dos portugueses. Isto é tão certo como haver dia e noite.

A consciência cívica dos portugueses é em geral muito má e diariamente deparamos com exemplos de que assim é. Adoramos ser embalados com causas inúteis, estéreis que desviam a atenção geral para situações que não passam disso mesmo …situações irrelevantes, inconsequentes.

Este tema só visa desunir, intoxicar, manipular. Daqui nada de bom virá ao mundo (sociedades que evoluíram neste sentido já dão o dito por não dito) a o não ser permitir a esta entourage socialista fingir, fingir e voltar a fingir que governam Portugal com sentido de Estado e visão de futuro.

Pelos vistos até o pai do socialismo partilha desta opinião
 
 Regras da comunidade
    #    Ver comentário
corta bushos (seguir utilizador), 1 ponto , 10:58 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
    1500 CARACTERES!!    Ver comentário
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 12:11 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
    Re: UM PAIS SUPER EVOLUIDO    Ver comentário
naoacredito (seguir utilizador), 1 ponto , 15:59 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
    Re: UM PAIS SUPER EVOLUIDO    Ver comentário
paulozapata (seguir utilizador), 1 ponto , 9:25 | Sábado, 24 de janeiro de 2009
Lá por estarmos em crise...
Sebastião da Treta (seguir utilizador), 1 ponto , 10:14 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
... não quer dizer que paremos o progresso social. Que recursos é que a legalização dos casamentos homosexuais vai retirar ao Estado? Vamos ficar todos mais pobres e com mais desemprego quando os homosexuais puderem casar?

Hoje a crise não é só material, mas também de valores. Na nossa fase de desenvolvimento, damos mais valor ao material, sentimos mais na pele a crise... mas muitas vezes descuramos ou mesmo ignoramos aquilo que sentimos. Devemos combater esta crise não só materialmente, mas também espiritualmente.

Podem dizer aquilo que quiserem, que o Sócrates está a piscar os olhos à esquerda, mas aquilo que verdadeiramente interessa não é a politiquice, mas sim o progresso social.
 
 Regras da comunidade
    Re: Lá por estarmos em crise...    Ver comentário
roze (seguir utilizador), 1 ponto , 23:33 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
    Re: Lá por estarmos em crise...    Ver comentário
roze (seguir utilizador), 1 ponto , 23:40 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
Espanto.
pamaga (seguir utilizador), 1 ponto , 10:41 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
Não tenho nada contra os casamentos de homosexuais, mas o que me espanta é o Secretário Geral do PS que até é PM vir pôr na agenda do Partido este assunto, quando temos "gravíssimos" problemas em que pensar e tentar solucionar. Desconfio que no mais curto espaço de tempo vamos ter "enormes" dificuldades em ter trabalho e então como vai haver dinheiro para bodas? Homossexuais Portugueses cuidado não embandeirem em arco que o mais certo é este vosso assunto vir a lume para vos pedir votos e depois é o que se já viu; não passam de promessas.
 
 Regras da comunidade
    Re: Espanto.    Ver comentário
Mamaevovo (seguir utilizador), 2 pontos , 12:17 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
De esquerda não!
ibn-amar (seguir utilizador), 1 ponto , 11:10 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
É um problema de maricagem, que não tem nada a var com a instituição cívica do casamento civil.
Soares tem razão. A seguir virá a adopção de criancinhas; e depois a fixação de quotas para lilas e fufas em cargos públicos..... safa!
Esses só estarão satisfeitos quando todo o mundo for invertido! São piores que os ai-a-tolas do islão!
 
 Regras da comunidade
    voce é um xenofobo racista!!    Ver comentário
BrincaNareia (seguir utilizador), 1 ponto , 11:31 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
    concordo...    Ver comentário
reticencias (seguir utilizador), 1 ponto , 15:52 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
    Re: Xenofobia?    Ver comentário
LisQue2 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:05 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
    Re: Xenofobia?    Ver comentário
reticencias (seguir utilizador), 1 ponto , 23:49 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
    Re: Xenofobia?    Ver comentário
LisQue2 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:59 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
    Re: Xenofobia?    Ver comentário
reticencias (seguir utilizador), 1 ponto , 0:18 | Sábado, 24 de janeiro de 2009
Piscadela de olho...
Jovanoti (seguir utilizador), 1 ponto , 11:35 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
Do Sócrates ao BE, sem duvida...
Aproximam-se as eleições, e toda a gente sabe que o BE está cada vez mais forte em termos eleitorais, chegando a ser superior ao PCP.
Assim como toda a gente sabe que esta história do casamento de homosexuais é um cavalo de batalha do BE, alem de ser uma cópiazinha do nosso país vizinho e do Zapatero, que já avançaram com este título há bastante tempo.
 
 Regras da comunidade
Casamento de homossexuais
BLRiopaiva (seguir utilizador), 1 ponto , 12:06 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009

Casamento de homossexuais
Casamento, como aquele entre homem e mulher, feito na Igreja, com a finalidade de procriar para dar continuidade á família consangüínea; não deve ser autorizado entre homossexuais, por que seria uma afronta á tradição religiosa.
Se acontecer tal afronta, podemos ter a certeza de que são tentavas para desmoralizar as religiões antigas, altamente conceituadas.
Porém a união entre dois homossexuais, se não for legalizada, vai permanecer na ilegalidade. Porque essa união já é uma realidade.
Mas legalizar como?.. Deve ser um contrato simples que dê ao casal-omo, os mesmos direitos do casal tradicional em termos de herança. Só isso.
Quanto á adoção de crianças deve ser dado aos adotados o direito de rejeitar, quando maiores, essa paternidade esquisita e, também, o direito de saber o nome de seus pais verdadeiros e o motivo que os colocou no abandono.
  Esse questão de adoção de crianças, por casais homossexuais, deve ser levado a sério e, portanto, resolvido por autoridades apolíticas para que a solução seja produto de imparcialidade.
Nada de influencia política! Sabemos que não possível a existência da direita sem a esquerda. Se faltar as duas ainda vai restar a frente e a retaguarda para desequilibrar o centro. Do centro só podem partir raios e nenhum pode ser partido; todos devem ser bem retesados para não sair da linha.
O centro é o governo imparcial e o circulo é o povo que vai examinar a firmeza de cada raio que os liga ao centro

 
 Regras da comunidade
Defender os Sindicatos ?
Kavai (seguir utilizador), 1 ponto , 12:13 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
Então o dr..Mário Soares diz que prioridade é defender os Sindicatos ! Esta é boa ! Porque, pelo que se tem visto, os Sindicatos passam a vida a dificultar o trabalho do Governo ! Como a Fenprof: desde que passou a ser dominada pelo PCP não tem feito outra coisa além de pretender derrubar o Governo !
E o dr. Soares ainda quer que sejam ajudados ? Valha-o Deus !
 
 Regras da comunidade
    Re: Defender os Sindicatos ?    Ver comentário
Mamaevovo (seguir utilizador), 1 ponto , 15:11 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
As aberrações humanas
ALMIRANTEMARINHAMERC (seguir utilizador), 1 ponto , 12:34 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
Temos que aceitar que as pessoas que nascem com deficiência devem ser protegidas e integradas na sociedade mas, evidentemente, com o devido respeito da deficiència de cada um.
Um homossexual é um deficiente, portanto temos que o aceitar na sociedade mas não podemos permitir que esse homossexual queira enganar-se a si próprio em prejuizo daquilo que é normal e natural.
Que duas pessoas do mesmo sexo tenham relações amorosas, e desde que sejam discretos, apesar de não ser normal, devemos aceitar. Agora adopção de crianças isso é que ultrapassa os limites da tolerância.
Não podemos deixar um casal homossexual adoptar uma criança, sabendo de antemão que essa mesma criança iria crescer num ambiente completamente distorcido da realidade da vida e que iria ser afectada psicologicamente para toda a vida.
Os adultos não se podem aproveitar de uma criança que não se pode defender, nem tão pouco sabe o que se passa à sua volta, e arrastá-la para uma situação que iria marcá-la para o resto da sua vida. Isso é um crime.
 
 Regras da comunidade
    Re: As aberrações humanas    Ver comentário
reticencias (seguir utilizador), 1 ponto , 15:59 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
É pena
Paulo Navarro (seguir utilizador), 1 ponto , 12:39 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
O Dr. Mário Soares tem razão, não só neste assunto, mas noutros em que mudou radicalmente a sua posição desde que abandonou a política activa. É pena que o Dr. Soares, nos seus tempos de influência política e decisão, não tenha perfilhado ideiais de esquerda e não as tenha posto em prática. Agora é fácil falar, emitir opiniões sem a responsabilidade de ter que fazer alguma coisa por elas que não seja estar sentado a difundilas em palestras. É pena, porque o Dr. Soares, apesar de tudo, ainda foi dos políticos decentes em Portugal comparado com a corja de incompetentes que estão à frente do país.
 
 Regras da comunidade
Paciência...
Durruti Blak (seguir utilizador), 1 ponto , 14:45 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
O sr. Mário Soares faz parte de uma geração que não consegue escapar à sua formação homofóbica e por ele, o casamento entre homossexuais há-de ser sempre um assunto a ser adiado por um qualquer outro problema social mais importante que há-de convenientemente aparecer.
Como já alguém aqui fez notar, o casamento entre pessoas do mesmo sexo não implica qualquer encargo para o estado e muito menos exige em termos de "dispersão" aos nossos governantes. A manutenção desta desigualdade de direitos não é apenas inconstitucional, mas também prova em si de que o Portugal retrógrado continua a impor a sua vontade. Eu, enquanto heterossexual, não me sinto ameaçado nem prejudicado por esta medida, e se outras razões não existissem para a apoiar, estas eram suficientes
 
 Regras da comunidade
Outros tempos, outras esquerdas
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 14:46 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
Mário Soares é dos poucos cidadãos deste país a quem consigo reconhecer algum cabedal para um cargo tão importante da nação como o de político. Mas ele pertence a outra época, a outra geração, enfim, a um outro Portugal que morreu e que, agora, nada tem a ver com este Portugal moderno que a incompetência, incúria e todo o tipo de compadrios atiraram para a lama do terceiro-mundo. Infelizmente, há certos portuguesinhos (e não são poucos) que gostam da lama.
 
 Regras da comunidade
Medidas Anti-Crise do PS
Alfredino Cunha (seguir utilizador), 1 ponto , 15:21 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
Então Soares não estás a ver, meu, que o casamento dos homesexuais é a questão fundamental do regime e a solução da crise, meu!

Mais fundamental só se for o casamento poligâmico, cada homem com direito a 4 mulheres na terra e a 17 virgens no além. Isso sim é que é uma medida anti-crise, meu!
 
 Regras da comunidade
    Re: Medidas Anti-Crise do PS    Ver comentário
reticencias (seguir utilizador), 1 ponto , 16:02 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
Questões sobre a adopção por casais gay
Péricles Pinto (seguir utilizador), 1 ponto , 15:45 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
Vamos partir da premissa que a adopção de uma criança não é permitida para um casal gay. É ilegal.

Caso 1. Vamos supor que, num casal de lésbicas, uma delas engravida, fruto de uma relação ocasional.

A lei que torna a adopção "ilegal" para um casal gay terá forçosamente de obrigar a Segurança Social a retirar a criança a esta mãe. Certo?

Caso 2. Um casal normal tem um filho. Entretanto, divorciam-se ambos descobrem que são gays, juntando-se cada um deles com alguém do mesmo sexo.

Deverão também perder o direito a educar o seu filho?
 
 Regras da comunidade
    Re: Questões sobre a adopção por casais gay    Ver comentário
caos_deterministico (seguir utilizador), 1 ponto , 15:56 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
    Re: Questões sobre a adopção por casais gay    Ver comentário
Péricles Pinto (seguir utilizador), 1 ponto , 16:26 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
    Re: Perguntas para as tuas questões    Ver comentário
LisQue2 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:58 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
    Re: Perguntas para as tuas questões    Ver comentário
reticencias (seguir utilizador), 1 ponto , 23:54 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
    Re: Perguntas para as tuas questões    Ver comentário
LisQue2 (seguir utilizador), 1 ponto , 0:03 | Sábado, 24 de janeiro de 2009
    Re: Perguntas para as tuas questões    Ver comentário
reticencias (seguir utilizador), 1 ponto , 0:14 | Sábado, 24 de janeiro de 2009
Moral......onde é que tu moras??
Mary C (seguir utilizador), 1 ponto , 17:27 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
De tudo se ouve(lê) aqui...que é imoral, que é anti natura, que isto e aquilo.....sobre o casamento entre homossexuais! Num país onde se engana, onde se fala em TGV e todos os dias fecham fabricas, onde se foge para o brasil e em seguida se é eleito presidente, onde se dá a desculpa que a nossa crise é culpa da crise mundial, onde temos um ditador e ninguem admite...........um rol que nao acaba mais!!!! Mas o diabo mora na casa de duas pessoas que querem estar juntas, ok do mesmo sexo, mas que pagam impostos como nós todos os mortais!!! Que moral é esta????? Que dois homens/2 mulheres queiram casar, desde que paguem impostos como toda a gente, que sejam bons cidadaos como todos, que importancia tem?? Quem atira pedras, ahhh o sr. que tem uma amante e chega a casa ao pé da mulher como se nada fosse??? Isso é promiscuidade, imoral e anormal. Mas enfim, é apenas a minha opinião.Bom fim de semana:)
 
 Regras da comunidade
Já sabemos como é que funciona isto
LisQue2 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:49 | Sexta feira, 23 de janeiro de 2009
A verdade é que, nestes tempos, em que a economía de cada pessoa faz difícil a situação de tratar de conseguir chegar até cada fim de mês, há certas partes políticas que, não tendo nenhuma ideia de cómo tratar os assuntos, não tendo nenhuma solução que dar ao povo para dar-lhes esperanças de que a crisis terminará em pouco tempo, não trabalhando para tratar de fazer mais leves estas cargas que tanto nos saturam... que procuram um método de distração!!!

Esta é a política actual do governo que existe na Espanha!! cada vez que há problemas ou procura "uma cabeça de turco" (sendo sempre culpável de todo ou EEUU ou Aznar) ou faz muita propaganda de um problema menor... que ainda podería ser melhorado, não é o que mais preocupe à maioria dos cidadãos nesses momentos...

Este mesmo tema foi "sacado à palestra" na Espanha justamente quando víamos atónitos que havía certos partídos políticos afines ao grupo terrorrista ETA que íam participar nas Eleições do Pais Basco. De verdad pensam que nos eram mais importantes os direitos dos homosexúais antes que o facto de que houvesse terrorristas nas Câmaras de alguns municípios espanhóis???

A questão é mais complicada do que paresce já que, ainda que a maioría nao tinhamos problemas nestes casamentos, veio discriminar a uma outra porcentagem ainda maior: o grupo de heterosexuáis e, lamentávelmente, em muitos aspectos....
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




"Euphoria" vence Festival da Eurovisão
23:29 Sábado, 26 de maio de 2012,
PCP responsabiliza Passos Coelho
20:10 Sábado, 26 de maio de 2012, 1
Louçã defende saída de Relvas
19:51 Sábado, 26 de maio de 2012, 4
Crise junta Ferreira Leite, Guterres e Eanes
18:30 Sábado, 26 de maio de 2012, 9
Redação do 'Público' analisa 'processo Relvas'
15:27 Sábado, 26 de maio de 2012, 22
Contas do PS com saldo negativo de 3,15 milhões
15:07 Sábado, 26 de maio de 2012, 40
Morreu o pai do comando à distância
20:07 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 8
Freeport: Sócrates ameaça processar quem invocar o seu nome
19:23 Terça feira, 22 de maio de 2012, 143
E a celebridade mais poderosa do mundo é...
19:57 Segunda feira, 21 de maio de 2012,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB