Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Expresso 40 anos

Anos 1983-92 em Revista especial para guardar, no sábado

  • 333

A Revista do próximo sábado, dia 16, é a segunda de quatro edições especiais nas quais publicamos, num extenso portfolio, os acontecimentos mais marcantes das últimas quatro décadas, desde a fundação do Expresso. Desta vez, é analisado o período 1983-1992.

José Cardoso (www.expresso.pt)

O que de mais importante se passou em Portugal e no mundo na segunda década de vida do Expresso (de 1983 a 1992) é o tema único da Revista do próximo sábado, dia 16. Uma Revista especial com centena e meia de páginas, nas quais publicamos as imagens dos grandes acontecimentos desse período, selecionadas por Alberto Frias, ex-editor de fotografia e atual fotojornalista do Expresso, legendadas e contextualizadas por Paulo Paixão.

Nesta edição especial publicamos também crónicas alargadas de Miguel Sousa Tavares e de Rui Ramos, nas quais fazem a análise do período em causa. Os cronistas residentes José Quitério (À Mesa) e João Paulo Martins (Vinhos) analisam, respetivamente, um restaurante e vinhos que se destacaram nessa altura.

As outras duas crónicas habituais da Revista - a de Clara Ferreira Alves e a do Comendador Marques de Correia - são, também, dedicadas à década que vai de 1983 a 1992.

Esta edição especial é publicada quando faltam 30 semanas para as comemorações dos 40 anos do Expresso. Quando faltarem 20 semanas será publicada uma nova Revista especial, abrangendo o período 1993-2002; e quando faltarem 10 semanas publicaremos a última revista especial, relativa ao período de 2003 até à atualidade.

Com estas quatro Revistas, os leitores ficarão com um pequeno "compêndio de História" no qual - em cerca de 600 páginas de fotografias, comentadas e contextualizadas - estará o que de mais importante se passou em Portugal e no mundo nos últimos 40 anos.