Siga-nos

Perfil

Expresso

SIC Notícias

“The Boatman's Call”, de Nick Cave and The Bad Seeds, faz 20 anos

Em 1997, Nick Cave lançava com os seus Bad Seeds um dos seus álbuns mais celebrados. Recorde-o aqui

O décimo álbum de estúdio e um dos mais emblemáticos da carreira de Nick Cave and The Bad Seeds foi lançado há 20 anos. The Boatman's Call saiu a 3 de março de 1997 e marca a rutura com a sonoridade mais rock dos trabalhos anteriores do grupo.

Com um caráter mais espiritual e intimista, as letras e músicas deste álbum refletem as emoções e o estado de espírito de Nick Cave em baladas acompanhadas ao piano e apontamentos simples e mais escassos de outros instrumentos. Viviane Carneiro, mãe do seu filho mais velho, Luke, e PJ Harvey, com quem Cave teve uma breve relação, marcama a geografia de canções como "Where Do We Go Now But Nowhere?" ou "Black Hair".

"The Boatman's Call", de Nick Cave

"The Boatman's Call", de Nick Cave

"Into My Arms", o tema mais emblemático de The Boatman's Call, foi tocado por Nick Cave no funeral de Michael Hutchence, amigo do artista e vocalista dos INXS, falecido no mesmo ano do lançamento do álbum.

"(Are You) The One That I've Been Waiting For?" é outro dos temas do álbum com maior impacto.

Em The Boatman's Call, Nick Cave aposta nas baladas. O álbum é lembrado, em grande parte, precisamente por esta estilística vincada e pelas suas músicas num registo bem mais sombrio e melancólico do que aquele que pontuou os seus trabalhos anteriores.

Nick Cave e os Bad Seeds em 1997

Nick Cave e os Bad Seeds em 1997

À época, os Bad Seeds eram formados por Mick Harvey, Blixa Bargeld, Martyn P. Casey, Conway Savage, Warren Ellis, Jim Sclavunos e Thomas Wydler. Pouco mais de um ano depois, o grupo veio ao Porto atuar no festival Imperial Ao Vivo, que teve lugar no campo de treinos do Estádio das Antas.

MD