Copiloto da Germanwings interrompeu formação devido a crise nervosa

Nova Iorque. Explosão em edifício provoca incêndio de grandes dimensões

Anterior
Risco de incumprimento de Portugal é "próximo de zero"
Seguinte
CSN quer impugnar efeitos no Brasil da entrada da Votorantim na Cimpor
Página Inicial   >  Economia  >  Sector automóvel encerra 2009 com quebra de 24,6%

Sector automóvel encerra 2009 com quebra de 24,6%

A crise económica e a elevada fiscalidade são os principais responsáveis pela quebra do mercado automóvel nos últimos anos.
Lusa |
Segundo a ACAP, a proposta de redução de CO2 vai penalizar ainda mais o sector automóvel
Segundo a ACAP, a proposta de redução de CO2 vai penalizar ainda mais o sector automóvel  / Alberto Frias
O mercado de ligeiros de passageiros encerrou o ano de 2009 com 161 mil unidades comercializadas, uma quebra de 24,6% em relação ao ano anterior, revelou hoje a Associação Automóvel de Portugal (ACAP). 
 
Os principais resultados das vendas e da produção do sector automóvel em Portugal no ano anterior e as previsões para 2010 foram apresentadas esta manhã pelo presidente da ACAP, José Ramos, que apontou esta quebra como sendo "o valor mais baixo dos últimos 22 anos", tal como a Lusa já tinha noticiado. 
 
A crise económica e a elevada fiscalidade automóvel são, segundo o presidente da ACAP, "os grandes responsáveis pela forte contração do mercado automóvel nos últimos anos". 
 
No entanto, "as vendas em 2009 teriam sido ainda mais baixas se não estivesse em vigor o programa de incentivos ao abate proposto pelo Governo", mas que foi suspenso em 31 de dezembro último. 
 
A este propósito, a ACAP assume-se totalmente contra a decisão do Executivo, uma vez que "ao decidir alterar o limite máximo de emissões de CO2 de 140 gramas por quilómetro para 130 gramas por quilómetros coloca fora do plano de abate 26% do mercado, ou seja, 478 automóveis ligeiros de passageiros".

Incentivo ao abate de veículos em fim de vida


 
De acordo com o Orçamento do Estado para 2010, há um incentivo de mil euros para veículos com idade entre os dez e os 14 anos, e de 1250 euros para os que tenham idade igual ou superior a 15 anos, ficando assim de fora os veículos que tenham entre oito e 12 anos ou com idade igual ou superior a 13, cujo incentivo para abate era em 2009 de 1250 e 1500 euros, respetivamente.
 
"Não nos podemos esquecer que este programa foi responsável por mais de 25% das vendas de ligeiros de passageiros em 2009, e à semelhança do que ocorreu num grande número de Estados membros da União Europeia, permitiu que o mercado não se afundasse numa crise de proporções inimagináveis", disse José Ramos. 
 
Assim, "não pode a ACAP deixar de manifestar a sua discordância com a redução do limite de CO2 dos veículos novos a adquirir no âmbito deste programa, proposto no novo OE", acrescentou. 
 
No entender do responsável da ACAP, "este tem sido o único estímulo à economia aplicado ao setor automóvel, pelo que esta proposta de redução irá penalizar ainda mais o sector". 
 
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Opinião


Multimédia

Edwin. O rapaz que aprendeu a sonhar

O que Edwin sabia sobre a vida era sobreviver. Na cabeça dele não cabiam sonhos e os dias eram passados à procura de comida para ele e para a mãe e para o irmão. A fome espreitava nos cantos da barraca de palha no Quénia e ele escondia-se dela como podia - chupar as pedras era uma forma de a enganar. Mas a sorte dele mudou porque alguém viu nele outra coisa. E tudo começou numa dança. Agora, os mesmos dedos que agarravam as pedras tocam hoje teclas de um piano Bechstein. E os pés dele já não estão nus mas calçados. Com chuteiras. Primeiro no Benfica, agora no Estoril, o miúdo de 15 anos que fala como gente grande descobriu que tinha um sonho: ser futebolista. Como Drogba.

Em três quartos de hora não se esquece só a idade. "Esquece-se o mundo"

Maria do Céu dá três voltas ao lar sempre que pode. Edviges vai a todos os velórios, faz hidroginástica e sopas de letras. António dá um apoio na Igreja e nos escuteiros. Tudo é uma ajuda para passar os dias quando se tornam todos iguais. No Pinhal Interior Sul, a região mais envelhecida da União Europeia, quase um terço da população tem mais de 65 anos. Os mais velhos ficaram, os mais novos partiram.

Profissão: Sniper

O Expresso foi ver como são selecionados, que armas usam, para que missões estão preparados os snipers da Força de Operações Especiais do Exército. São uma elite dentro da elite. Um pelotão restrito. Anónimo. Treinam diariamente com um único objetivo: eliminar um alvo à primeira, mesmo que esteja a centenas de metros. Humano ou material. Sem dramas morais, dizem.

Xarém com conquilhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione com esta nova receita.

O que se passa dentro da cabeça dele

O que leva um tipo a quem iam amputando uma perna a regressar ao sítio onde os ossos se desfizeram, uma e outra vez, e testar os limites do seu corpo? Resposta: a busca pelo salto perfeito, que ele diz existir dentro dele e que ele encontrará mais dia menos dia. É a fé e a confiança que o movem e o levam a pular para lá do que é exigido a um campeão olímpico e mundial que não tem mais nada a provar a ninguém - a não ser a ele próprio. Este é um trabalho que publicámos em agosto de 2014, quando o saltador se preparava para os Europeus e falava das metas que tinha traçado para 2015 e 2016: mostrar que não estava acabado. Sete meses depois, provou-o no Europeu de pista coberta em Praga, onde venceu este fim de semana.

Amadeu, que aprendeu o mundo no campo e tinha o coração na ponta dos dedos

Em Portugal, a dedicação à língua mirandesa tem nome próprio: Amadeu Ferreira, o jurista da CMVM que - quando todos diziam que "era uma loucura impossível" - arranjou tempo para traduzir "Os Lusíadas", a "Mensagem", os quatro Evangelhos da Bíblia e ainda duas aventuras do Asterix para uma língua que pertence a um cantinho do nordeste português e é falada por menos de 15 mil pessoas. No final de 2014 deu ao Expresso aquela que viria a ser a sua última entrevista. Morreu no passado domingo e esta quinta-feira foi lançada a sua biografia, "O fio das lembranças", com quase 800 páginas.

Temos 16 imagens que não explicam o mundo, mas que ajudam a compreendê-lo

O júri do World Press Photo queria dar o prémio maior da edição deste ano (e talvez das edição todas) a uma fotografia com "potencial para se tornar icónica". A primeira imagem desta fotogaleria, por ser "esteticamente poderosa" e "revelar humanidade", é o que o júri procurava. A fotografia de um casal homossexual russo, a grande vencedora, é a primeira de 16 imagens de uma seleção onde há Messi desolado, migrantes em condições indignas no Mediterrâneo, a aflição do ébola, mistérios afins e etc - são os contrastes do mundo.

Vamos falar de sexo. Seis portugueses revelam tudo o que lhes dá prazer na cama

Neste primeiro episódio de uma série que vai durar sete semanas, seis entrevistados falam abertamente sobre aquilo que lhes dá mais satisfação na intimidade. Sexo em grupo, sexo na gravidez, prazer sem orgasmo e melhor sexo após a menopausa são alguns dos temas referidos nos testemunhos desta semana. O psiquiatra Francisco Allen Gomes explica ainda a razão de muitas mulheres fingirem o orgasmo. O Expresso e a SIC falaram com 33 portugueses que deram a cara e o testemunho de como são na cama. Ao longo das próximas sete semanas, contamos-lhe tudo.

Elvis. Gostamos ou não gostamos?

Ele não é consensual, mas é incontornável. Dispunha de penteado majestoso e patilha marota, aparentava olhar matador e pose atrevida. E deixou canções: umas fáceis e outras nem tanto, por vezes previsíveis e às vezes inesperadas, ora gentis ora aceleradas. E ele, Elvis, nasceu em janeiro de 1934 - há precisamente 40 anos, ao oitavo dia. Temos quatro textos sobre o artista: Nicolau Santos, Rui Gustavo, Nicolau Pais e João Cândido da Silva explicam o que apreciam, o que toleram e o que não suportam.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Desfile de vedetas

Saiba tudo sobre os modelos concorrentes ao Carro do Ano 2015/Troféu Essilor Volante de Cristal. Conheça o essencial sobre os 20 automóveis participantes nesta iniciativa, da estética, às características técnicas, do preço ao consumo. A apresentação ficará completa no dia 3 de janeiro.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Desacelerámos a realidade para observar a euforia da liberdade

Ela, Jacarandá, é algarvia. Ele, Katmandu, é espanhol. São linces e agora experimentam a responsabilidade da liberdade: foram soltos esta terça-feira numa herdade alentejana, próxima de Mértola, eles que saíram de centros de reprodução em cativeiro. Foi inédito: nunca tinha acontecido algo assim em Portugal. Estivemos lá e ensaiámos o slow motion.


Comentários 0 Comentar

Últimas

Receba a nova Newsletter
Ver Exemplo

Pub