Anterior
Air France: erro de copiloto terá causado acidente no Atlântico
Seguinte
Começaram as comemorações dos 60 anos do reinado de Isabel II
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Secretas: Cavaco acredita que interesse nacional está a ser respeitado

Secretas: Cavaco acredita que interesse nacional está a ser respeitado

O Presidente da República afirma que foi "informado em detalhe por quem tem competência na matéria sobre essa questão" e que não tem "razões para duvidar de que os interesses nacionais estão a ser tidos em devida conta".
Lusa |
"Muito mais importante que tudo isso é a resolução dos problemas de desemprego do nosso país", disse Cavaco Silva
"Muito mais importante que tudo isso é a resolução dos problemas de desemprego do nosso país", disse Cavaco Silva / Alberto Frias

O Presidente da República disse hoje ter sido "informado em detalhe por quem tem competência" sobre o estado dos serviços de informações e que não tem "razões para duvidar que os interesses nacionais estão a ser tidos em conta".

As palavras de Cavaco Silva foram proferidas no final de uma visita à Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, depois de questionado sobre se notícias das últimas semanas devem preocupar os portugueses.

"O primeiro-ministro deu explicações na Assembleia da República, prestou os esclarecimentos que considerou necessários prestar neste momento e, por outro lado está em curso um processo judicial e nós devemos respeitar a separação de poderes e confiar na justiça portuguesa", defendeu.

O chefe de Estado adiantou que foi "informado em detalhe por quem tem competência na matéria sobre essa questão" e que não tem "razões para duvidar de que os interesses nacionais estão a ser tidos em devida conta".

"Como eu disse quando estava fora do país esperava que tudo fosse esclarecido e com transparência, eu posso dizer que quem tem competência na matéria me esclareceu e eu não tenho razões para duvidar de todos os esclarecimentos que me foram dados", disse.

Questionado pelos jornalistas sobre o levantamento do segredo de Estado ao ex-diretor do SIED Jorge Silva Carvalho, o Presidente da República assinalou que essa "é uma matéria da competência exclusiva do primeiro-ministro".

Cavaco considerou no entanto "que muito mais importante que tudo isso é a resolução dos problemas de desemprego do nosso país", defendendo que "para isso é melhor atingir mais produção, trabalhar nesse sentido, exportar mais e contar com o setor agrícola para a resolução daquele que é o grande drama nacional".

 

 


Opinião


Multimédia

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 26 Comentar
ordenar por:
mais votados
Outra coisa não podia ter sido dita com um
primeiro ministro, uma maioria, um presidente, uma ditadura e um povo adormecido...
Interesses
Mas qual interesse nacional qual carapuça, os únicos interesses que se cuidam são de grupos, que nos andam a comer as papas na cabeça.
Re: Interesses
Re: Secretas: Cavaco acredita que interesse nacion
« Secretas: Cavaco acredita que interesse nacional está a ser respeitado »

"Interesse nacional", sabem lá o que é isso!!
E tenho dúvidas que Cavaco saiba!

Será que Cavaco silva se está a referir à não denuncia das jogadas dos seus amigos, que as Secretas bem conhecem?
Cavaco acredita que interesse nacional está a ...
Sr. Presidente...

Mas as questões de segurança agora têm a ver com crenças???

Não seria melhor mandar investigar através de gente idónea e competente, antes de se perder em generalizações?

E a propósito de generalizações…já sabe o valor das suas reformas?
CAVACO SEMPRE A POR AS MÃOS NO LUME PELOS AMIGOS
quantos anos ainda faltam?...
A fantasia das escutas no palácio de Belém é que era importante. Este gajo está cheché.
Re: quantos anos ainda faltam?...
Re: Secretas: Cavaco acredita que interesse nacion
Bilderberg 2012

Consta-se que Teixeira dos Santos (repetente de 2010 então junto com o papagaio europeu do psd), é de novo um dos os convidados de Balsemão à reunião do clube secreto Bilderberg, que este ano se realiza neste fim de semana na estância de turismo de luxo de Chantilly na Virginia (USA). É a primeira vez que se convida alguém à posteriori pelos excepcionais serviços eficazes prestados? ou ainda estão a preparar o homem para mais altos voos?

Quem o ouviu esta semana, até lhe fica obrigado a reconhecer que cerca de 7 mil milhões de euros depois "a economia nacional" não se afundou. A dele e a dos dele decerto que não!. Como é que um banco que detinha uma quota do mercado bancário de 1,5 dos activos e 2,2 por cento dos depósitos poderia ter causado prejuizos de 17 mil milhões de euros "o que teria afundado de forma acentuada a economia nacional"? é que, senhor ex-ministro das finanças, 4% do PIB português (no valor de 228 mil milhões de euros) corresponde a cerca de 9 mil milhões - que será pouco mais ou menos o mesmo que o Estado suportado pelos impostos dos contribuintes irá pagar pela fraude! Então que tarefa e ao mando de quem o senhor "decidiu" não deixar falir o pequeno gang de especuladores? É que o pretexto utilizado por Cavaco Silva para promulgar o diploma, coadjuvado por Vitor Constâncio (Bilderberg`er desde 1988), assenta numa mentira!
 
Um governo, uma maioria, um presidente uma
ditadura e um povo a dormir

Sem qualquer razão especial aparente, o Governo decidiu e o senhor Presidente assinou por baixo a alteração à Lei nº 44/86 que regula a declaração do "estado de sítio e do estado de emergência" (ver especialmente o Capitulo II artigo 8º)

Depois de aprovada subrepciamente com os votos da maioria de direita e extrema direita na Assembleia da República, tal "decisão" tem a ver com directivas globais emanadas dos EUA, as quais têm de ser cumpridas obedecendo a um modelo de uniformização em função da adesão de Portugal à Nato. Os governos têm assim mão livre para requisitar as Forças Armadas e levá-las a reprimir os dissidentes sem limitações legais, dissidentes cujo número não vai parar de crescer consoante as condições de vida se agravam. Prevendo esse agravamento, na Europa foi criado um Corpo de Policia de Intervenção supranacional às ordens da UE sediado em Itália (adstrita à base norte americana de Vicenza) destinado a intervir e reprimir qualquer situação de sublevação de civis que ocorra em qualquer país pertencente à União. A coisa chama-se “EuroGendfor, European Gendarmerie Force” e em termos de democracia coloca uma questão simples: foi vc que votou a possibilidade de o seu país ser invadido por tropas estrangeiras? É natural que muito poucas pessoas saibam disto, mas .........................
AHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAH....
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH AAHAHAHAHAH :):):)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

porrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.......... CHIÇA!!!!!!!!!!!

AHAHAHAHAHAHAHAHAAHAH:)))))))))))))))))))))))))))))))))AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAH AHAHAHA
Outra coisa
Não seria de esperar.
Desta personagem digna de banda desenhada.
O presidente anda na lua.
Quando desce á terra, faz aqueles esgares de incómodo, e solta assim uma qualquer frase revirando o olho, sempre para o mesmo lado, mas nem fazendo a menor ideia do que se passa.
Nem a pergunta percebeu.
Está sempre tudo bem quando acaba bem.
O governo é PSD?
A presidente da A. da República é PSD?
A maioria é PSD/ CDS? Ah! então não há nada para me preocupar.
Tirando o nome da flor , que estava a ver que não se iria chamar Maria.
Mas felizmente que ficou Maria.
Já posso dormir descansado.
interesse nacional???
mas do que fala este imbecil do cavaco??
mas que interesse?
  as negociatas dos espiões para beneficio próprio??
de algumas empresas???
ainda há pessoas que nem sabem porque portugal chegou ao estado que esta!!
com presidentes destes...uma autentica anedota!!!!
lol
Então agora não ouve bips no telefone e coisas no e-mail sr cavalo silva?
Re: lol
Respeitar o interesse nacional
Passou a ser do interesse nacional vigiar cidadãos em nome de interesses corporativos? Interferir nas relações privadas entre cidadãos (não pagamento de dívidas e intromissões informáticas)? Há suspeitas instaladas que outros cidadãos estão a ser investigados sabe-se lá por quê (Miguel Sousa Tavares).
Espantoso e ao mesmo tempo vergonhoso Sr Presidente! Não para de nos surpreender pela negativa. Em nome do interesse nacional já se cometerem muitas atrocidades Sr Presidente. A força moral da democracia é a trasnparência de procedimentos, que o Sr deveria impor se tivesse à altura dos desafios contemporâneos.
Esperamos que a troika tome conta da ocorrência!
NUNCA VISTO,
perder em tão pouco tempo um enorme capital político ganho nas últimas eleições.
Faço parte do problema por ter votado em PPC,infelizmente não tinha conhecimento da "bagagem" que trazia.Ingénuo? sem dúvida,mas, verdadeiramente preocupado pela primeira vez pós 25/4/74.
Para ajudar um PR que sinceramente sem querer faltar ao respeito à primeira figura do Estado está muito "desgastado" mentalmente.
"informado em detalhe por quem tem competência"
Quêm o lixeiro municipal......!!!!

Esta palhaço vive no planeta marte....

...
Re: Secretas: Cavaco acredita que interesse nacion
Mais importante que isso, diz Cavaco, é resolver o problema do desemprego (com nova descida de vencimentos, já ordenado pelos SS), aumentar a produtividade (mais horas de trabalho sem remuneração) e aumentar as exportações (de cortiça e mão de obra especializada barata), o resto são, como dizia o outro, "pentelhos".
Já agora uma bela reforma aos quarenta e tal...
Re: Secretas: Cavaco acredita que interesse nacion
Comentários 26 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub