18 de abril de 2014 às 15:54
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Santander Totta emite mil milhões em obrigações hipotecárias

Santander Totta emite mil milhões em obrigações hipotecárias

O banco vai pagar um 'spread' de 55 pontos base acima da taxa média de mercado, e dispensa recurso a garantia estatal. 
Lusa

O Banco Santander Totta vai lançar em breve uma emissão de mil milhões de euros em obrigações hipotecárias com prazo de cinco anos.

O Santander Totta vai pagar um 'spread' de 55 pontos base acima da taxa 'mid swap' (taxa média de mercado) que a cinco anos se situa hoje nos 2,70%, o que significa que a taxa final deverá ser de 3,25%.

Este é um dos 'spreads' mais competitivos em termos das emissões feitas nos últimos tempos por bancos que actuam no mercado português, sendo que a operação não recorreu às garantias dadas pelo Estado português, pelo que o Santander Totta continua sem utilizar quaisquer garantias estatais.

Desde que o mercado monetário interbancário reabriu em meados de Junho, depois de ter estado congelado devido à crise, há a registar a emissão de obrigações hipotecárias do BPI a três anos com um 'spread' de 97 pontos base, outra do Montepio Geral a cinco anos com um 'spread' de 105 pontos base. No final de Novembro, foi a vez do Millennium BCP lançar uma emissão a sete anos com um 'spread' de 60 pontos base.

A operação está a ser conduzida por um sindicato bancário que integra o Barclays Capital, o Deutsche Bank, o HSBC Holdings, o Natixis e o Banco Santander.

 

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub