Anterior
Obama congratula-se com resultados na Grécia
Seguinte
As contas na Grécia
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Saiba como serão corrigidos os exames de Português

Saiba como serão corrigidos os exames de Português

Mais de 88 mil alunos do 9.º ano e mais de 65 mil do 12.º ano prestaram hoje provas a Língua Portuguesa. Veja aqui os critérios de classificação que os professores deverão seguir durante a correção.

Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 13 Comentar
ordenar por:
mais votados
Quais versões??
A versão 1 é igual à versão 2; é pena que os jornalistas não vejam os documentos antes de os divulgarem.
O erro está no GAVE( Bem, na volta, não é erro nenhum e a versões são iguais para despistarem os alunos!!).
Re: Quais versões??
Re: Quais versões??
Pedido de esclarecimento.
Alguém me sabe informar porque razão na prova de português do 9º, os alunos tiveram de respeitar, não o novo acordo ortográfico, com qual tiveram de andar o ano todo a escrever, mas o acordo ortográfico de 1990?
Desde já agradeço.
Re: Pedido de esclarecimento.
Re: Pedido de esclarecimento.
Re: Pedido de esclarecimento.
Re: Pedido de esclarecimento.
Re: Pedido de esclarecimento.
Re: Saiba como serão corrigidos os exames de Portu
Acordo ortográfico. O que consta das provas de Exame é uma ou outra ortografia, desde que o aluno não as misture, isto até 2014. Passar um ano inteiro preocupados com o Novo acordo é deveras um pouco miserável e perder tempo com o essencial. E o que era essencial? Que os alunos cumprissem o programa, que os professores tivessem traduzido os critérios de correção aos seus alunos. Por mais que façam, enquanto desconhecerem a forma como são avaliados e os respetivos descontos, primeiro, por parte do Prof., depois, levar os alunos a participar no processo, pois se os intervenientes souberem o que lhes vai ser exigido, farão mais e melhor! Houve escolas que nem deram o episódio "A despedida de Belém", como responderão corretamente à questão C?, houve escolas que nem um Exame do ano anterior puseram nas mãos dos seus meninos ( Que diabo! nem que fosse como ficha de treino, para eles próprios imprimirem em casa!)... Há escolas cujos diretores fazem reuniões com os pais a rogar para que os ensinem em casa, para poderem tirar bons resultados e ficarem bonitos na fotografia! é inacreditável, mas real! Não são os exames que trarão mais rigor ou sabedoria, antes pelo contrário, os professores também precisam de assimilar o que têm para fazer e como o fazem... O ensino como está, faz com que o aluno saia do 4.º ano e chegue ao 12.º sem grande evolução, pelo menos a Português, exceto se tiver explicação paga...
Re: Saiba como serão corrigidos os exames de Portu
Além disso, estranha-se que queiram introduzir mais exames, que só servirão para ridicularizar a situação, embora seja verdade, que nas disciplinas em que não os há, há muita discrepância nos níveis atribuídos, mas esta não é a questão mais importante, antes o saber ensinar... Como é que num 9.º ano, por ex., na disciplina de Português, os alunos exerçam apenas a composição do teste? Escrevem mal? Pudera! Nem os seus professores fariam melhor, porque nunca treinam o que vai mal, depois saem os critérios de correção, para revelar a santa hipocrisia da transparência, que falha no exercício diário e isto, tudo comprovadinho! E para que serve saber dos descontos depois do realizado, se, durante o ano, os mesmos foram ignorados? O GAVE tem muito para fazer junto dos professores, que têm a responsabilidade de ensinar para avida, mas também para os Exames! Felizmente, nem todos os pais andam distraídos!
Re: Saiba como serão corrigidos os exames de Portu
"...Até aos anos letivos abaixo indicados, (...) continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo de 1945, quer no acordo de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova."-In GAVE.
A partir dos anos letivos abaixo indicados, (...) exclusivamente pelo AO.
2013/2014-6.º ANO;
2014/2015-4.º ANO.
Obs. As duas grafias numa mesma prova... é o que se lê!
Re: Saiba como serão corrigidos os exames de Portu
Comentários 13 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub