16 de abril de 2014 às 10:45
Página Inicial  ⁄  Regiões  ⁄  S. Pedro põe toda a Póvoa em festa

S. Pedro põe toda a Póvoa em festa

Está tudo a postos para a noite mais longa do ano, em que milhares de poveiros e forasteiros se juntam nas ruas da cidade para celebrar S. Pedro

José Pedro Gomes
S. Pedro põe toda a Póvoa em festa
S. Pedro põe toda a Póvoa em festa

A Póvoa de Varzim está a preparar-se para as comemorações em honra de S. Pedro, as mais emblemáticas festas da cidade, que, mais uma vez, vão movimentar algumas dezenas de milhar de poveiros e forasteiros, que nestes dias ajudam a dar um colorido e frenesim diferente às artérias da cidade.

De Domingo para Segunda-feira (28 para 29 de Junho) acontece a grande noitada de S. Pedro, momento de convívio e divertimento, pautado pela música, dança, e gastronomia, que é já um dos cartões de visita da cidade.

Entre os périplos pelos tronos dos seis bairros, as actuações das rusgas, o convívio nas mais tradicionais ruas da cidade, onde não faltará vinho e sardinha assada para todos, até aos espectáculos mais arrojados e vocacionados para os mais jovens que se realizam junto aos bares da cidade, a oferta é imensa, e, sobretudo, pensada para proporcionar momentos de diversão e alegria. Uma forma de diversão que José Maio, coordenador das Festas no Bairro Sul, diz ser permitida pela Câmara Municipal que, assim, está a "matar a tradição dos Santos Populares ao permitir a realização das 'raves' barulhentas em zonas como o Largo Caetano de Oliveira - bem no coração do Bairro Norte da cidade".

Mas as actividades não se ficam apenas pela grande noitada... O dia 29, feriado municipal na Póvoa de Varzim, amanhece com a Missa de S. Pedro, às 11h00, na Igreja da Lapa, a que se segue, às 17h00, a Procissão de S. Pedro, que sai da Igreja Matriz e recolhe na igreja da Lapa, incorporando outros dois Santos Populares: S. João e Santo António. A procissão é antecedida, às 15h00, pelo concerto pela Banda Musical da Póvoa de Varzim, na Praça do Almada.

Ainda no dia 29, às 22h00, no Estádio do Varzim S.C, realiza-se o grande espectáculo das rusgas dos bairros de Belém, Mariadeira, Regufe, Matriz, Norte e Sul que, para além de exibirem as suas coreografias individualmente, apresentam também a coreografia conjunta, ao som da "Marcha de S. Pedro". O dia termina com um espectáculo de fogo de artifício, junto ao Estádio do Varzim.

E para os mais pequenos, que certamente não ficarão acordados pela grande noitada de S. Pedro, realizou-se, na quinta-feira, o 'S. Pedrinho e a Pequenada', com crianças de jardins-de-infância de todo o concelho a reunirem-se, durante a manhã, no Auditório da Lota, recriando o vestuário, os cantares e dançares das rusgas poveiras.

Destaque ainda para a inauguração da zona de Lazer do Parque da Cidade, a acontecer no dia 27 de Junho, sábado, pelas 18h00. Um equipamento que ocupa perto de 30 hectares, cerca de um terço da área total da estrutura municipal. A intervenção no local teve um custo de 1,5 milhões de euros, a juntar a cerca de nove milhões gastos pela autarquia em aquisições de terrenos e expropriações.

Comentários 0 Comentar
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub