Anterior
Quer saber porque acabaram os bonecos do Contra-Informação?
Seguinte
Camarada Chico Lopes atropelado por comboio humanitário da AMI
Página Inicial   >  Blogues  >  100 reféns  >   Rui Pedro Soares, Emídio Rangel e um cão que nasceu verde

Rui Pedro Soares, Emídio Rangel e um cão que nasceu verde

Duas notícias bizarras. A primeira tem a ver com o nascimento de um semanário em Portugal e a segunda com o nascimento de um labrador de pelo verde no Brasil.
|

A semana passada li duas notícias de grande bizarria:

Rui Pedro Soares, o boy socialista que ficou conhecido pelas animadas conversas telefónicas com Armando Vara sobre Manuela Moura Guedes, José Eduardo Moniz e o "problema TVI", o mesmo que tentou impedir a publicação de uma edição do jornal "Sol" e que é arguido no processo Taguspark, prepara-se agora para lançar um novo semanário. É caso para dizer: se não consegues controlá-los junta-te a eles.

E quem é que menino o Rui Pedro foi convidar para diretor do novo brinquedo? Alguém que pelos comentários e intervenções que faz se percebe que é uma pessoa isenta, imparcial e sem qualquer conotação ou orientação política definida: Emídio Rangel.

Já conseguiram parar de rir? Então passemos à segunda notícia, menos improvável. No Brasil, numa ninhada de dez cães labradores, um deles nasceu com a pele verde clara. Hulk - assim foi batizado - terá nascido verdinho devido a uma substância presente na placenta. Temos portanto um aborto a nascer em Portugal e um cão verde recém-nascido no Brasil.

Deixando os cães e voltando ao jornal. Já era altura de alguém aproveitar as capacidades de Emídio Rangel. Deixá-lo espalhar a sua imparcialidade, honestidade intelectual, seriedade com que aborda os assuntos políticos, a sua completa e inequívoca independência partidária e uma visão de futuro. Alguém que manifesta frequentemente um profundo desejo de mudança.

Com pessoas deste gabarito, quer na administração como na direção do jornal, julgo estarem reunidas um conjunto de qualidades indispensáveis para um semanário de sucesso. E que falta faz algo deste género no espetro jornalístico. Um jornal alheado do poder político e das suas permanentes intromissões. Insubmisso, irreverente e intelectualmente incorruptível.

Ou muito me engano ou a primeira edição irá abordar os seguintes temas: "Duarte Lima matou ou não a velha?" e "Onde para Dias Loureiro?". Um dos cronistas do jornal poderia ser o próprio Rui Pedro Soares, com "as minhas aventuras no Taguspark".

A última pérola de Emídio Rangel no programa em que participa na RTP-N foi afirmar que "o Sr. Assange da Wikileaks roubou 450 mil documentos". Estou a imaginar o senhor a entrar num quartinho escuro no piso -4 do pentágono e dizer "meus amigos passem para cá todos os ficheiros confidenciais dos últimos anos de diplomacia americana. Ponham-nos nesta pen antes que eu perca a cabeça".

Provavelmente a parte mais animada e imprevisível do "periscópio" - é este o nome escolhido para o jornal após ter falhado o nome "República"( faltou a parte das bananas para dar seriedade à coisa) irá ser a necrologia. A menos que contratem o Ediberto Lima para fazer a edição.  


Opinião


Multimédia

Musse de maracujá

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 


Comentários 18 Comentar
ordenar por:
mais votados
O "pasquim" vai ter pimenta na lingua
Com tanta propaganda ao novo "pasquim",Tiago Mesquita ainda lá vai parar como cronista.
Re: O
Provocação é para principiantes
"Diz o roto ao nu"!
O autor sobre Emídio Rangel:
...«Deixá-lo espalhar a sua imparcialidade, honestidade intelectual, seriedade com que aborda os assuntos políticos, a sua completa e inequívoca independência partidária e uma visão de futuro.»...

Isto aplica-se a si e a 90% de quem escreve por "estes lados" onde impera a «imparcialidade, honestidade intelectual, seriedade com que aborda os assuntos políticos...» ?

Tenha paciência, olhe-se no espelho antes de escrever sobre os outros. Sobretudo não diga se a "criança" é bonita ou feia ainda antes de nascer.
isso mesmo!
Só isenção !!
Adoro estes croniqueiros cujos escritos são sempre apresentados do lado esquerdo da folha virtual.

Todos muito isentos, muito imparciais e de honestidade intelectual inabalável.

Aceito que a gaveta das ideias, uma vez aberta, só lá tenha manguitos dentro, tornando difícil a tarefa de parir um escrito diário.

Este escrito de hoje, não havendo que manguitos na gaveta, resolveu-se à noite na Trindade, entre louras e morenas, bejecas claro está; alguém gritou: Oh Tiago, e que tal escrevinhares algo acerca do semanário que consta estar no prelo e, já agora, sobre uma coisa gira que vi no canal da IURD.

Ora, exigindo a maledicência muito menos das meninges do que exige a critica construtiva, satírica e até irónica porque não, saiu esta coisa a que convém tratar de crónica.

Seria porventura mais simples anunciar: Hoje, só há manguitos !!
Imparcial, NUNCA!
...pois pode acontecer o menino Rui criar o semanário como vingança por o terem deixado caír do berço de ouro e, com os conhecimentos que tem e podres que deve conhecer do aparelho (coisa que sairá no Wikileaks, certamente), poderá fazer mossa! Espero que ningém se lembre de comprar tal pasquim!! (bom, talvez o nº 1, para o coleccionismo). Solidariedade para com os jornalistas que lá trabalharão.
Senhor Tiago
Tenho muita pena que os comentários a este artigo tenham sido invadidos por boys e jotinhas. As melhoras :)
Re: Senhor Tiago
Oh Tiago
Ora veja só a quantidade de gente a mamar à custa dos socialistas que lhe invadiram o seu espaço...

Imagine se eles viessem armados...felizmente para si que eles só se armam em parvos...aliás, não se armam...

Um texto divertido, o seu. Parabéns.
Rui Pedro Soares
O Rui Pedro Soares não vai precisar de abrir um novo jornal... daqui a pouco tempo vai ser o principal accionista do Sol...
Re: Rui Pedro Soares
Tenha vergonha
Que moral, tem sua excelência.para começar com o "bota abaixo" sem o jornal ter "nascido"?!

Não acha, que isso é arrogância da sua parte?
Pois o semanário será muito bem vindo,se não for mais dará emprego a jornalistas. E há muitos no desemprego, ou já se esqueceu, que o seu patrão, há bem pouco tempo despachou, alguns deste jornal?!

Independentemente, se goste ou não, o Emídio Rangel deu provas, pela positiva por onde passou. TSF, EXPRESSO, SIC RTP.

Será que já está com medo de perder o seu lugar?... Há..., mas você , não é jornalista...

Re: Tenha vergonha
Jornal " Cai tudo do céu "
Se for assim, nem tudo são bicos.
O Pedrito já não precisa de fazer declarações de amor ao Zé Pinto de Sousa. Ele já sabe.
Não precisa de comprar ninguém, nem através da PT, nem do Tagus Park. Nada.
Ninguém assim viola os mandamentos dos boys:" Não invoques o nome do PM em vão".
E o PM nunca mais vai telefonar para alguém, por mero acaso. Nunca.

  O seu nome completo é Rui Pedro Oliveira BARROSO SOARES. No mínimo, pode dizer-se que tem um nome de familia predestinado. Outra familia Barroso e Soares já se apropriaram de centenas de milhares de euros dos nossos impostos para a fundação familiar. Tudo se aprende em Portugal. Nada cai do céu.
Esta opinião é um vómito!
Este triste artigo é a prova de que é necessário um novo semanário em que não tenham que se ler estas diarreias mentais!
Periscópio?!!!
É uma publicação para iluminados.

Tenho a certeza que a 1ª edição virá:
____periscópio=aparelho óptico usado nos submarinos.

Não fosse,termos que pagar,os submarinos agora e teríamos mais uma maioria absoluta "às escâncaras"...acontece.Foi um percalço.
RPBS &Co.Limited. e convicted-

Garanto-lhe que não sou boy/girl.Nem jotinha (61 anos).Tenho a sorte de não ser ambiciosa e saber de quem provenho.O meu partido=LIBERDADE.

Toda esta gente de que falam ou aludem,já disse isto e o seu contrário.
O' Tiago
Manda f...der esta camada de inúteis que aqui despejam o ódio que teem contra ti. Escrevas aquilo que escreveres eles criticam-te sempre. Mas no fundo, la mesmo no fundo eles gostam de ti (Tiago) porque te lêem! Forca Tiago.
Comentários 18 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub