23 de abril de 2014 às 15:32
Página Inicial  ⁄  Blogues  ⁄  100 reféns  ⁄  Rui Pedro Soares, Emídio Rangel e um cão que nasceu verde

Rui Pedro Soares, Emídio Rangel e um cão que nasceu verde

Duas notícias bizarras. A primeira tem a ver com o nascimento de um semanário em Portugal e a segunda com o nascimento de um labrador de pelo verde no Brasil.
Tiago Mesquita (www.expresso.pt)

A semana passada li duas notícias de grande bizarria:

Rui Pedro Soares, o boy socialista que ficou conhecido pelas animadas conversas telefónicas com Armando Vara sobre Manuela Moura Guedes, José Eduardo Moniz e o "problema TVI", o mesmo que tentou impedir a publicação de uma edição do jornal "Sol" e que é arguido no processo Taguspark, prepara-se agora para lançar um novo semanário. É caso para dizer: se não consegues controlá-los junta-te a eles.

E quem é que menino o Rui Pedro foi convidar para diretor do novo brinquedo? Alguém que pelos comentários e intervenções que faz se percebe que é uma pessoa isenta, imparcial e sem qualquer conotação ou orientação política definida: Emídio Rangel.

Já conseguiram parar de rir? Então passemos à segunda notícia, menos improvável. No Brasil, numa ninhada de dez cães labradores, um deles nasceu com a pele verde clara. Hulk - assim foi batizado - terá nascido verdinho devido a uma substância presente na placenta. Temos portanto um aborto a nascer em Portugal e um cão verde recém-nascido no Brasil.

Deixando os cães e voltando ao jornal. Já era altura de alguém aproveitar as capacidades de Emídio Rangel. Deixá-lo espalhar a sua imparcialidade, honestidade intelectual, seriedade com que aborda os assuntos políticos, a sua completa e inequívoca independência partidária e uma visão de futuro. Alguém que manifesta frequentemente um profundo desejo de mudança.

Com pessoas deste gabarito, quer na administração como na direção do jornal, julgo estarem reunidas um conjunto de qualidades indispensáveis para um semanário de sucesso. E que falta faz algo deste género no espetro jornalístico. Um jornal alheado do poder político e das suas permanentes intromissões. Insubmisso, irreverente e intelectualmente incorruptível.

Ou muito me engano ou a primeira edição irá abordar os seguintes temas: "Duarte Lima matou ou não a velha?" e "Onde para Dias Loureiro?". Um dos cronistas do jornal poderia ser o próprio Rui Pedro Soares, com "as minhas aventuras no Taguspark".

A última pérola de Emídio Rangel no programa em que participa na RTP-N foi afirmar que "o Sr. Assange da Wikileaks roubou 450 mil documentos". Estou a imaginar o senhor a entrar num quartinho escuro no piso -4 do pentágono e dizer "meus amigos passem para cá todos os ficheiros confidenciais dos últimos anos de diplomacia americana. Ponham-nos nesta pen antes que eu perca a cabeça".

Provavelmente a parte mais animada e imprevisível do "periscópio" - é este o nome escolhido para o jornal após ter falhado o nome "República"( faltou a parte das bananas para dar seriedade à coisa) irá ser a necrologia. A menos que contratem o Ediberto Lima para fazer a edição.  

Comentários 18 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
O "pasquim" vai ter pimenta na lingua
Com tanta propaganda ao novo "pasquim",Tiago Mesquita ainda lá vai parar como cronista.
Re: O Ver comentário
Provocação é para principiantes Ver comentário
"Diz o roto ao nu"!
O autor sobre Emídio Rangel:
...«Deixá-lo espalhar a sua imparcialidade, honestidade intelectual, seriedade com que aborda os assuntos políticos, a sua completa e inequívoca independência partidária e uma visão de futuro.»...

Isto aplica-se a si e a 90% de quem escreve por "estes lados" onde impera a «imparcialidade, honestidade intelectual, seriedade com que aborda os assuntos políticos...» ?

Tenha paciência, olhe-se no espelho antes de escrever sobre os outros. Sobretudo não diga se a "criança" é bonita ou feia ainda antes de nascer.
isso mesmo! Ver comentário
Só isenção !!
Adoro estes croniqueiros cujos escritos são sempre apresentados do lado esquerdo da folha virtual.

Todos muito isentos, muito imparciais e de honestidade intelectual inabalável.

Aceito que a gaveta das ideias, uma vez aberta, só lá tenha manguitos dentro, tornando difícil a tarefa de parir um escrito diário.

Este escrito de hoje, não havendo que manguitos na gaveta, resolveu-se à noite na Trindade, entre louras e morenas, bejecas claro está; alguém gritou: Oh Tiago, e que tal escrevinhares algo acerca do semanário que consta estar no prelo e, já agora, sobre uma coisa gira que vi no canal da IURD.

Ora, exigindo a maledicência muito menos das meninges do que exige a critica construtiva, satírica e até irónica porque não, saiu esta coisa a que convém tratar de crónica.

Seria porventura mais simples anunciar: Hoje, só há manguitos !!
Imparcial, NUNCA!
...pois pode acontecer o menino Rui criar o semanário como vingança por o terem deixado caír do berço de ouro e, com os conhecimentos que tem e podres que deve conhecer do aparelho (coisa que sairá no Wikileaks, certamente), poderá fazer mossa! Espero que ningém se lembre de comprar tal pasquim!! (bom, talvez o nº 1, para o coleccionismo). Solidariedade para com os jornalistas que lá trabalharão.
Senhor Tiago
Tenho muita pena que os comentários a este artigo tenham sido invadidos por boys e jotinhas. As melhoras :)
Re: Senhor Tiago Ver comentário
Oh Tiago
Ora veja só a quantidade de gente a mamar à custa dos socialistas que lhe invadiram o seu espaço...

Imagine se eles viessem armados...felizmente para si que eles só se armam em parvos...aliás, não se armam...

Um texto divertido, o seu. Parabéns.
Rui Pedro Soares
O Rui Pedro Soares não vai precisar de abrir um novo jornal... daqui a pouco tempo vai ser o principal accionista do Sol...
Re: Rui Pedro Soares Ver comentário
Tenha vergonha
Que moral, tem sua excelência.para começar com o "bota abaixo" sem o jornal ter "nascido"?!

Não acha, que isso é arrogância da sua parte?
Pois o semanário será muito bem vindo,se não for mais dará emprego a jornalistas. E há muitos no desemprego, ou já se esqueceu, que o seu patrão, há bem pouco tempo despachou, alguns deste jornal?!

Independentemente, se goste ou não, o Emídio Rangel deu provas, pela positiva por onde passou. TSF, EXPRESSO, SIC RTP.

Será que já está com medo de perder o seu lugar?... Há..., mas você , não é jornalista...

Re: Tenha vergonha Ver comentário
Jornal " Cai tudo do céu "
Se for assim, nem tudo são bicos.
O Pedrito já não precisa de fazer declarações de amor ao Zé Pinto de Sousa. Ele já sabe.
Não precisa de comprar ninguém, nem através da PT, nem do Tagus Park. Nada.
Ninguém assim viola os mandamentos dos boys:" Não invoques o nome do PM em vão".
E o PM nunca mais vai telefonar para alguém, por mero acaso. Nunca.

  O seu nome completo é Rui Pedro Oliveira BARROSO SOARES. No mínimo, pode dizer-se que tem um nome de familia predestinado. Outra familia Barroso e Soares já se apropriaram de centenas de milhares de euros dos nossos impostos para a fundação familiar. Tudo se aprende em Portugal. Nada cai do céu.
Esta opinião é um vómito!
Este triste artigo é a prova de que é necessário um novo semanário em que não tenham que se ler estas diarreias mentais!
Periscópio?!!!
É uma publicação para iluminados.

Tenho a certeza que a 1ª edição virá:
____periscópio=aparelho óptico usado nos submarinos.

Não fosse,termos que pagar,os submarinos agora e teríamos mais uma maioria absoluta "às escâncaras"...acontece.Foi um percalço.
RPBS &Co.Limited. e convicted-

Garanto-lhe que não sou boy/girl.Nem jotinha (61 anos).Tenho a sorte de não ser ambiciosa e saber de quem provenho.O meu partido=LIBERDADE.

Toda esta gente de que falam ou aludem,já disse isto e o seu contrário.
O' Tiago
Manda f...der esta camada de inúteis que aqui despejam o ódio que teem contra ti. Escrevas aquilo que escreveres eles criticam-te sempre. Mas no fundo, la mesmo no fundo eles gostam de ti (Tiago) porque te lêem! Forca Tiago.
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub