Página Inicial  ⁄  Sociedade  ⁄  Robô evita obstáculos autonomamente

Robô evita obstáculos autonomamente

Investigadores da Universidade de Cornell desenvolveram um software que pode provocar avanços significativos do mundo da robótica.
Tiago Oliveira (www.expresso.pt)
Robô utiliza um modelo 3D do ambiente que o rodeia Universidade de Cornell Robô utiliza um modelo 3D do ambiente que o rodeia

Um dos maiores problemas com dispositivos robóticos aéreos é que não têm grande autonomia para utlrapassarem, por si mesmos, obstáculos, ou seja, precisam de alguém a definir os movimentos por controlo remoto. Contudo, um grupo de investigadores da Universidade de Cornell criou um software que, em conjunto com uma câmara e um hardware que se assemelha a um cerébro, faz com que estes dipositivos consigam contornar obstáculos simples, como árvores ou postes.

O programa informático faz com que o robô transforme uma imagem tirada com a câmara num modelo 3D do ambiente que o rodeia. O dispositivo pode então utilizar o mapa criado para determinar os obstáculos existentes e modificar automaticamente a rota de acordo com as necessidades. O principal investigador do grupo, Ashutosh Saxena, afirmou ao "Mashable" que o objetivo passa agora por aumentar aidna mais as capacidades de software, acrescentendo-lhe faculdades como calcular padrões de vento e evitar pássaros.

Comentários 1 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Robô evita obstáculos autonomamente
Era bom que o experimentassem na Assembleia da Republica em Portugal, para ver se funcionava!
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub