Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Há 114 autarquias a dar “desconto” no IRS

Em 2018, serão mais 10 autarquias a abrir os cordões à bolsa do que no ano passado

Todos os anos o número varia, todos os anos há autarquias que escolhem dar um “desconto bónus” no IRS aos seus moradores. Este ano, são 114 os concelhos que oferecem uma dedução à coleta aos seus moradores, reduzindo a factura a pagar ou engrossando o reembolso a receber, avança o “Jornal de Negócios” esta segunda-feira.

Em 2018, escreve o matutino, serão mais 10 autarquias a abrir os cordões à bolsa face a 2016/2017; trata-se do valor mais alto desde 2008, ano em que passou a ser possível aos municípios partilharem com os seus moradores até 5% do IRS que recebem do Estado Central.

Como já vem sendo hábito, há poucos casos de generosidade fiscal entre os grandes municípios do país: Oeiras, Lisboa, Cascais, Porto, Coimbra e Alcochete têm liderado a lista de IRS liquidado por contribuinte, mas, entre eles, este ano, só Lisboa e Coimbra dão um brinde aos seus moradores.

No Norte do país, o movimento de alívio fiscal também não terá grande impacto. Nem o Porto, nem Gaia, Gondomar ou Matosinhos vão abrir mão de receita do IRS a favor dos moradores.