Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Euribor negativa vai dar crédito para descontar nos juros da casa

Há dois anos que a proposta do Bloco de Esquerda estava “congelada” por falta de apoio do PS

Muito em breve, os bancos portugueses serão obrigados refletir integralmente, nos empréstimos à habitação, a taxa de Euribor negativa, avança o “Público” esta quinta-feira. Há dois anos que esta proposta do Bloco de Esquerda estava “congelada” por falta de apoio do PS. Ao que tudo indica, agora irá mesmo avançar.

Pelo que apurou o matutino, PS introduziu uma alteração à proposta do BE que garante aos clientes o desconto da Euribor negativa, mas permite aos bancos adiar esse impacto para quando as taxas Euribor entrarem em valores positivos.

Os termos concretos em que vai ser feito o desconto do crédito ainda estão em negociação, escreve o “Público”.

A alteração legislativa, que se aplicará a todos os contratos em vigor, vai beneficiar os clientes que têm contratos associados à Euribor a três e seis meses e spreads entre 0,25% e 0,30%.

De acordo com o matutino, as taxas Euribor estão negativas há cerca de três anos ­– em fevereiro, a de três meses estava em -0,328%, a de seis meses a 0,274% e a de 12 meses a 0,191% – e é expectável que se mantenham, com pequenas variações, nos mesmos valores até ao final do ano.