Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

EUA vão assumir responsabilidades por contaminação na base das Lajes

GETTY

Tudo indica que a contaminação teve origem na utilização por parte do exército norte-americano da base das Lajes

O processo de descontaminação da ilha Terceira, revelado pelo Expresso, vai estar em debate amanhã na Assembleia da República. Segundo Lara Martinho, deputada do PS pelos Açores, em declarações ao “i” esta quinta-feira, os Estados Unidos da América irão assumir as devidas responsabilidades.

Houve “um compromisso da parte dos Estados Unidos da América de assumir as responsabilidades da descontaminação, mas também da parte do governo da República de garantir que irá acompanhar este trabalho a desenvolver pelos EUA e substituí-lo se assim for necessário”, disse a deputada ao matutino. Esta garantia, por sua vez, foi deixada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, durante a audição em comissão.

A contaminação em causa teve origem na utilização por parte do exército norte-americano da base das Lajes. “Há um conjunto de estudos que demonstram que existe contaminação, mas que é localizada, restrita e que tem de ser efetivamente intervencionada para que seja eliminada”, disse a deputada.

Com o projeto de resolução que apresentou à Assembleia da República, o PS pretende “reforçar e reafirmar a necessidade de mais ações de limpeza e descontaminação na ilha Terceira”, assim como investir no “desenvolvimento de ações em relação àqueles locais cujo padrão de contaminação não é totalmente conhecido ou é mesmo desconhecido”, explicou Lara Martinho.