Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Software para roubar multibancos à venda na internet

Alberto Frias

Como é vendido na darknet – a internet clandestina –,não é possível saber se o software já foi muito vendido

Há à venda na internet um software – o Cutlet Maker – , por cerca de 4 mil euros, que permite aceder ao sistema das máquinas ATM e levantar dinheiro, sem precisar de detetar o código de um cliente, avança o “Diário de Notícias” esta segunda-feira.

Em Portugal, segundo o matutino, as autoridades ainda não estão familiarizadas com este software. Basta ter acesso direto ao interior de um multibanco para chegar à porta USB que será usada para carregar o malware ou o vírus.

Este software já foi utilizado em vários países por hackers que conseguiram aceder às caixas multibanco. “Sabemos que este malware já foi usado em ataques reais. Já fomos contactados por vários bancos a propósito desses incidentes”, disse Konstantin Zykov, investigador principal no Kaspersky Lab e porta-voz da empresa, ao “DN”.

Segundo a Kaspersky, o Cutlet Maker tem estado à venda desde 27 de março mas amostras mais antigas surgiram nos radares das comunidades de segurança informática em junho de 2016.

Como é vendido na darknet – a internet clandestina –,não é possível saber se o kit já foi muito vendido.

“A página de internet que promovia o Cutlet Maker continha um contador que registou pelo menos uma compra. Mas agora já vemos várias ofertas do software em diferentes fóruns que não têm os tais contadores, pelo que não é possível saber quantas cópias foram vendidas”, disse Konstantin Zykov.