Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Santa Casa contrata Haitong para entrar no Montepio

Luis Barra

Já há um nome para o possível sucessor de José Félix Morgado na liderança do Montepio: Carlos Álvares, presidente do Banco Popular desde 2015

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) contratou o banco de investimento Haitong Bank, o antigo BES Investimentos (BESI), para a assessorar na operação de compra de uma participação no Montepio, avança o “Jornal Económico” esta sexta-feira.

Apesar de Santana Lopes estar de saída da SCML, devido à sua candidatura à liderança do PSD, a entrada no mercado financeiro — cuja viabilidade que já foi muito questionada — não deverá recuar.

Lembremos também que o Haitong Bank vive uma fase instabilidade interna: durante o último ano, saíram muitos administradores. Como o Expresso noticiou em maio, a instituição liderada por Hiroki Miyazato tem oferecido resistência alguma em aplicar “regras de governação e de gestão mais europeias”.

Segundo o semanário, também já há nome para o possível sucessor de José Félix Morgado na liderança do Montepio: Carlos Álvares, presidente do Banco Popular desde 2015.

Mais: o Montepio pretende mudar os seus estatutos para permitir a entrada de administradores não executivos.