Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Governo pode vir a divulgar cativações mês a mês

luis barra

O executivo de António Costa está a ponderar abrir a porta a uma discussão sobre a forma como se processa a passagem a lei de todas as cativações a introduzir no orçamento

O montante recorde de cativações feitas pelo Governo no ano passado, que veio a público este verão, não caiu bem à esquerda nem à direita. Contudo, tudo aponta que para Mário Centeno as cativações continuarão a ser um instrumento essencial para ter espaço de manobra na execução orçamental.

Segundo o “Público” esta sexta-feira, dentro do Governo estão a ser ponderadas alterações na forma como é dada a conhecer ao público e ao Parlamento a evolução das cativações. Há a possibilidade de essa informação passar a constar nos boletins de execução orçamental que são publicados mensalmente.

Para além disto, o executivo de António Costa também está a ponderar abrir a porta a uma discussão sobre a forma como se processa a passagem a lei de todas as cativações a introduzir no orçamento.

Da parte do Governo, lembra o matutino, não existe qualquer vontade de abdicar deste instrumento considerado útil para o cumprimento das metas do défice.