Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Miguel Albuquerque tenta avançar com ligação por ferry entre Portimão e Funchal (pela segunda vez)

getty

Este será o segundo concurso internacional aberto pelo executivo de Miguel Albuquerque, desde que tomou posse em abril de 2015

Desde 2012 que não há nenhuma ligação de serviço de ferry entre Portimão e o Funchal, mas o regresso deste itinerário pode estar para breve. De acordo com o “Público” esta segunda-feira, o governo regional da Madeira está já a fechar os últimos pormenores para o lançamento de um concurso internacional para uma uma ligação semanal por ferry-boat para o transporte de carga e passageiros entre o arquipélago e o continente.

Este concurso, que já tem luz-verde de Bruxelas, deverá avançar nas próximas semanas e será apoiado pelo orçamento regional em três milhões de euros anuais por três anos – este valor servirá para compensar os operadores pela variação na taxa de afluência de passageiros ao longo do ano.

Segundo a imprensa local madeirense, conta o “Público”, o caderno de encargos é relativamente simples: o operador ficará obrigado a efetuar pelo menos uma ligação semanal entre Funchal e Portimão, sem interrupções, com o navio a ter obrigatoriamente velocidade suficiente para cumprir a viagem em menos de 24 horas, e uma capacidade mínima para acomodar 300 passageiros.

Este será o segundo concurso internacional aberto pelo executivo de Miguel Albuquerque, desde que tomou posse em abril de 2015.

O primeiro foi fechado em janeiro do ano passado, após nenhum dos sete armadores que levantaram o caderno de encargos ter formalizado o interesse pela linha.