Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

PS quer afastar antigo assessor de Cavaco do Conselho Nacional da Educação

NUNO FOX / Lusa

David Justino foi assessor político de Cavaco Silva durante os seus mandatos como Presidente da República, ministro da Educação no governo de Durão Barroso, entre 2002 e 2004, e é militante do PSD desde 1992

O PS quer afastar David Justino, antigo assessor de Cavaco Silva e ministro do PSD, da presidência do Conselho Nacional de Educação (CNE), conta o “Diário de Notícias” esta quinta-feira.

Há eleições marcadas para este órgão consultivo do Ministério da Educação para o dia 19 deste mês e os socialistas, apesar de ainda não se terem decidido sobre o nome do novo candidato à liderança, estão unidos num ponto: a não-permanência de David Justino.

Para esta mudança, o PS deverá contar com o apoio dos partidos à esquerda. Porém, como as conversações entre estes ainda não começaram é possível que a eleição venha a ser adiada.

David Justino foi assessor político de Cavaco Silva durante os seus mandatos como Presidente da República, ministro da Educação no governo de Durão Barroso, entre 2002 e 2004, e é militante do PSD desde 1992.

Segundo o matutino, o Parlamento elege o presidente do CNE e também um representante de cada grupo parlamentar. David Justino, que foi eleito em 2013, poderia ver o seu mandato renovado.

Em declarações ao “DN”, o social-democrata disse ser “perfeitamente natural” que a maioria de esquerda o queira substituir.

“Tenho tudo preparado para terminar o mandato, dia 31 de julho”, garantiu.