Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Lone Star já notificou Bruxelas sobre compra do Novo Banco

Tiago Miranda

A Lone Star enviou, no dia 12 de junho, à Comissão Europeia uma notificação prévia de concentração

Até novembro, a venda do Novo Banco estará concluída, apontou esta semana o Governo de António Costa. E tudo parece estar a encaminhar-se nesse mesmo sentido. Segundo o “Jornal Económico” esta sexta-feira, o fundo norte-americano Lone Star enviou, no passado dia 12 de junho, à Comissão Europeia uma notificação prévia de concentração, com vista a obter a autorização para a aquisição do Novo Banco, tal como prevêem as regras de fusão europeias.

“A Comissão recebeu a notificação de um projeto de concentração (...) pelo qual a Lone Star Funds (EUA), adquire (...) o controlo da totalidade do Novo Banco (Portugal) através da Nani Holdings, SGPS (Portugal), mediante a aquisição de ações”, lê-se numa nota da Comissão publicada no dia 22 de junho.

O semanário lembra que a venda de 75% do Novo Banco ao Lone Star precisa da autorização da DG Comp e do BCE. Ambas as instituições têm estado em contactos com o Fundo de Resolução e Novo Banco.

Questionada pelo “Económico”, a Direção da Concorrência europeia disse que “a Comissão está em contacto construtivo com as autoridades portuguesas no plano final de reestruturação do Novo Banco, que deve assegurar que o banco seja viável a longo prazo sem necessidade de mais apoio estatal”.