Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Afegãos que pediram asilo em Portugal foram detidos devido a suspeitas de terrorismo

Um dos indivíduos terá admitido ter sido combatente na Síria entre 2014 e 2015, mas não revelou em qual das forças alinhava

Dois cidadãos – supostamente afegãos – que se apresentaram ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para pedir asilo em Portugal foram detidos, devido à suspeita destes estarem envolvidos em organizações terroristas, conta o “Jornal de Notícias” esta quinta-feira.

Os dois cidadãos, cuja nacionalidade ainda não foi totalmente confirmada, tentaram pedir asilo político numa esquadra da PSP do Porto. A princípio, foram detidos pela PSP por entrada e permanência ilegal em Portugal, mas após terem sido investigados o Tribunal da Pequena Instância Criminal do Porto pediu um reforço das medidas de segurança.

Segundo o “JN”, uma juíza deu, na quarta-feira, ordem para que fossem implementadas medidas excepcionais de segurança aos dois indivíduos, com idades entre os 20 e os 25 anos; a magistrada terá sido confrontada com imagens na posse dos dois homens, em que apareciam armas, explosivos e militares armados na Síria.

Um dos indivíduos terá admitido ter sido combatente na Síria entre 2014 e 2015, mas não revelou em qual das forças alinhava. Este disse ter fugido e sido alvo de represálias, motivo pelo qual terá pedido asilo em Portugal em conjunto com o outro jovem afegão.