Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Durão Barroso: “Hollande foi o pior erro de casting da história de França”

Rui Duarte Silva

Para o antigo líder da Comissão Europeia, Emmanuel Macron, sucessor de Hollande no Palácio do Eliseu, é o “Presidente mais europeu de sempre” na França

François Hollande foi o “pior erro de casting da história de França” e o “pior governo de sempre”, disse Durão Barroso, ex-primeiro-ministro português e ex-presidente da Comissão Europeia, na abertura de uma conferência no Estoril Political Forum, um encontro anual de estudos políticos organizado pela Universidade Católica, conta o “i” esta quarta-feira.

Barroso corroborou a sua opinião citando estatísticas que comprovavam a impopularidade histórica de Hollande. E foi mais longe ainda na sua crítica, revelando que também Angela Merkel “não confiava verdadeiramente no compromisso da França de Hollande para o aprofundamento das instituições europeias”.

Por outro lado, Emmanuel Macron, para Barroso, é o “Presidente mais europeu de sempre” na França. “Tem um programa forte e europeu”, elogiou.

“Não há União Europeia sem a França e não se faz nada na Europa sem a França”, frisou o atual colaborador da Goldman Sachs.