Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Fisco está a vender menos imóveis penhorados que em 2016

marcos borga

As penhoras de móveis e equipamentos empresariais também têm vindo a diminuir nos últimos meses

O número de imóveis penhorados pelo Fisco tem vindo a diminuir no último ano. No mesmo sentido, a venda desses mesmos imóveis para recuperar os impostos não pagos também está a decrescer. No ano passado, a Autoridade Tributária e Aduaneira vendeu uma média de 6,5 imóveis por dia. Já este ano, a média ronda 3,6, uma descida de 44%, revela o “Diário de Notícias” esta quarta-feira.

As penhoras de móveis e equipamentos empresariais também têm vindo a diminuir nos últimos meses. No sentido contrário, só a penhora de veículos penhorados é que tem aumentado.

Segundo os dados apurados pelo matutino, entre janeiro e o início deste mês, o Fisco penhorou, pôs em hasta pública e vendeu 405 carros, motos, tratores ou camionetas, ou seja, cerca de 2,5 por dia.

Questionado pelo “DN”, Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), atribuiu parte desta descida na venda de bens penhorados ao Programa de Regularização de Dívidas ao Estado (PERES), que esteve ativo no final do ano passado e que ajudou a “limpar alguma da dívida que se encontrava já em processo de cobrança coerciva”.