Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Grupo Luz Saúde compra British Hospital

DR

Num só dia, o British Hospital mudou duas vezes de dono

Em menos de 24 horas, o British Hospital mudou duas vezes de dono. Segundo o “Jornal de Negócios”, a Capital Criativo concluiu na quarta-feira a compra do British à Galilei Saúde – mas ainda no mesmo dia, vendeu aquela empresa hospitalar ao Grupo Luz Saúde. Neste momento, falta o aval da Autoridade da Concorrência para esta última transação ser confirmada.

De acordo com um comunicado do Grupo Luz Saúde, o contrato de compra e venda das unidades operacionais do British Hospital à sociedade de capital de risco Capital Criativo foi assinado na quarta-feira, dia 31 de maio. Nenhuma das entidades envolvidas no negócio revelou os montantes em causa.

Ainda no mesmo dia, de acordo com um comunicado da Galilei Saúde, concretizou-se a transmissão das acções do grupo British à Capital Criativo, confirmando-se uma transação esperada há quatro meses.

Em fevereiro, os belgas do fundo FPB acordaram a aquisição da Galilei Saúde no âmbito do Processo Especial de Revitalização (PER). Nesse mesmo mês, o grupo belga e a Galilei Saúde firmaram com a Capital Criativo a venda “das unidades operacionais que constituem o British Hospital” – British Hospital Torres de Lisboa, o British Hospital Saldanha Microcular e o British Hospital Management Care – porém, o negócio só foi concretizado esta quarta-feira.

O matutino lembra que esta operação tinha condições suspensivas, uma delas a realização de uma "due dilligence", a auditoria que permite ao comprador ter a certeza da saúde financeira da entidade comprada.

Concluída a auditoria ao grupo, puderam avançar as duas vendas sequenciais do British Hospital.