Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Um milhão de portugueses pode beneficiar de novo escalão do IRS

Governo de António Costa está disponível para introduzir um novo escalão do IRS que deverá beneficiar principalmente a classe média

Cerca de um milhão de contribuintes da classe média serão beneficiados, ou seja, pagarão menos imposto com a introdução de um novo escalão do IRS no Orçamento do Estado para 2018, dirigido às famílias com rendimentos anuais entre 13.500 e 27.500 euros, avança o “Correio da Manhã” esta quarta-feira.

Pelo que apurou o matutino, as negociações do Governo ainda estão numa fase inicial, mas tudo indica que o Executivo de António Costa está disponível para introduzir um novo escalão do IRS entre os atuais escalões de rendimentos anuais de 7091 euros a 20.261 euros e deste montante até 40.522 euros. De acordo com dados do Fisco, a classe média concentra-se nestes dois patamares.

A introdução de um novo escalão permitirá criar uma taxa intermédia de IRS e fará com que muitos agregados familiares passem a pagar menos imposto por serem colocados num escalão com uma taxa mais baixa.

Em entrevista à SIC esta terça-feira, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, já tinha anunciado a exigência, por parte do Bloco de Esquerda, de um alívio fiscal de 600 milhões de euros a partir de 2018, o triplo do valor que o Governo tem inscrito no Programa de Estabilidade.