Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Jaime Gama: “Opinião pública está anestesiada” sobre o “problema da dívida”

luís barra

Para o ex-presidente da Assembleia da República, “há uma ilusão geral muito grande em relação à economia portuguesa”

“É preciso refletir sobre a dívida” e não deixar que a opinião pública fique “anestesiada”, defende Jaime Gama, ex-presidente da Assembleia da República e atual presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, em entrevista à Antena 1 esta quinta-feira. Só depois de se refletir sobre este problema é que será possível começar a perceber porque é que a economia portuguesa não cresce, aponta.

Segundo Jaime Gama, “há uma ilusão geral muito grande em relação à economia portuguesa”, pois “a opinião pública está anestesiada porque lhe é escamoteada a compreensão do problema (da dívida) e lhe é permanentemente afirmada a oferta ilusória que é impraticável”. Isto, eventualmente, terá consequências. “A realidade far-se-á sentir na altura própria”, disse.

Os políticos portugueses são “ingénuos” ao ponto de pensarem “que sozinhos podemos tudo contra o mundo e que temos capacidade de como devedores, limpar o nosso passivo com o aplauso geral dos nossos credores”, atira, sem apontar nomes.

Apesar de não se referir nunca diretamente ao atual Governo de António Costa, o ex-presidente da Assembleia da República alerta ainda que “todos (os atuais protagonistas da solução governativa) preferem esconder-se numa cortina de sombras para não tratar ou secundarizar as questões essenciais” no que se refere aos problemas europeus.