Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Rui Rio anda pelo país a pensar na liderança do PSD

O ex-presidente da Câmara do Porto tem marcado presença em almoços e jantares organizados pelo partido por todo o país, desde que em novembro assumiu que poderia disputar a liderança do PSD com Passos Coelho

Rui Rio, ex-presidente da Câmara do Porto, parece andar em campanha pelo país… e não é para as autárquicas. Desde que admitiu, em novembro, estar disponível para avançar para a liderança do PSD nas eleições diretas marcadas para 2018, o social-democrata tem sido presença recorrente em várias iniciativas da sociedade civil por todo o país , conta o “Público” esta quarta-feira.

Para além de conferências, Rio também tem marcado presença em almoços e jantares organizados pelos partido, onde, por vezes, estão líderes distritais.

“Cheira a final de ciclo. Sente-se no partido que está tudo à espera da hecatombe nas eleições autárquicas e do senhor que se segue”, diz ao “Público” um dirigente social-democrata, afirmando que o antecessor de Rui Moreira na Câmara do Porto “é desejado de norte a sul e o tempo dele é a seguir às autárquicas”.

Alguns “passistas” já terão enviado sinais de alerta para o atual líder do partido. O ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Martinho lançou, em dezembro, um conselho para Passos, via Facebook: “Peço que tenhas os olhos bem abertos com as raposas que tens no galinheiro”.

Há um mês, num jantar-conferência promovido pela JSD de Almada em que Rui Rio foi o convidado, houve quem cancelasse à última hora a inscrição.