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Número de queixas contra chamadas de telemarketing triplicou

William Thomas Cain / Getty Images

Em 2016, o Portal da Queixa recebeu 637 reclamações, um aumento de 173% por comparação com as 229 registradas no anterior

No espaço de um ano, o número de reclamações relacionadas com práticas comerciais de telemarketing enviadas para o Portal da Queixa, uma plataforma online que não resolve conflitos mas permite obter respostas a estas, quase triplicou, conta o “Jornal de Notícias” esta quarta-feira.

Se a insistência de chamadas pode ser ilegal, a lei – já desatualizada para alguns juristas – suscita diferentes interpretações sobre os contactos telefónicos sem consentimento. Em 2016, o Portal da Queixa recebeu 637 reclamações, um aumento de 173% por comparação com as 229 registradas em 2015.

Segundo o matutino, os cidadãos contam histórias de obtenção ilegal de contacto, persistência continuada, recorrendo a chamadas consecutivas. Os operadores tentam vender de tudo: planos de saúde, pacotes de telecomunicações, produtos ortopédicos, colchões.