Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Maioria da equipa de Paulo Macedo para a Caixa já foi aprovada pelo BCE

TIAGO PETINGA

O Banco Central Europeu recebeu a lista de candidatos à administração da CGD a 19 de dezembro. O supervisor de Frankfurt já deu luz verde a seis dos oito nomes que o Governo apresentou para serem escrutinados

A maioria dos membros da equipa de Paulo Macedo para gerir a Caixa Geral de Depósitos já foi aprovada pelo Banco Central Europeu, avança o “Jornal de Negócios” esta quarta-feira. Pelo que o matutino apurou, o BCE já deu luz verde a seis dos oito nomes que o Governo apresentou para serem escrutinados.

O “Negócios” conta ainda que as duas autorizações em falta poderão chegar nos próximos dias, o que justifica que o Ministério das Finanças esteja a aguardar que o BCE conclua todo o processo de avaliação dos candidatos à gestão da Caixa para formalizar a nomeação da equipa liderada por Paulo Macedo.

Dos oito nomes enviados para Frankfurt, sete são de administradores executivos: Paulo Macedo, José João Guilherme, Maria João Carioca, José Brito, Francisco Cary, Nuno Martins e João Tudela Martins. Para o lugar de administrador não-executivo o Governo enviou o nome de Rui Vilar, que assumirá funções de “chairman” – Vilar já fazia parte da equipa de António Domingues.

O BCE recebeu a lista de candidatos à administração da Caixa a 19 de dezembro. Passado um mês, Paulo Macedo está prestes a entrar na liderança do banco do Estado.

Não foi possível confirmar quais os nomes que já receberam autorização do BCE e os que ainda aguardam luz verde do supervisor, conta o "Negócios".

No futuro será necessário eleger mais mais administradores não-executivos para que as comissões de controlo da gestão executiva possam funcionar, mas o Governo escolheu adiar essa tarefa, de forma a agilizar a primeira fase do processo.