Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Paulo Macedo pode entrar na Caixa com equipa incompleta

tiago miranda

O Governo ainda não entregou formalmente em Frankfurt os nomes que vão integrar a próxima administração do banco público. Mário Centeno está a coordenar um processo de consultas informais com o supervisor

Certeza: António Domingues vai sair da presidência da Caixa Geral de Depósitos a 31 de dezembro e não está disponível para ficar mais tempo. Incerteza: que daqui a 15 dias o Banco Central Europeu já tenha dado aprovação à equipa de administradores proposta por Paulo Macedo. O problema: o Governo ainda não entregou formalmente em Frankfurt os nomes que vão integrar a próxima administração do banco público, avança o “Público” esta sexta-feira. Esta informação foi veiculada ao matutino por várias fontes.

Segundo o “Público”, a principal consequência desta situação é que Paulo Macedo pode vir a entrar no banco do Estado ainda sem a equipa de administradores completa. Ao contrário do que aconteceu com a nomeação da equipa de António Domingues, Mário Centeno optou por fazer um processo de consultas informais com o supervisor desta vez, de forma a garantir que não exista uma recusa de nomes.

Porém, este processo traz também um risco para o Governo. Como a Caixa não pode ficar sem administração – e de forma a evitar que o Mecanismo Único de Supervisão nomeie uma administração transitória –, o Governo Executivo está a tentar que o supervisor aceite um processo de aprovação a dois tempos. Ou seja, que permita a Paulo Macedo entre em funções a 1 de janeiro com uma equipa reduzida.

Esta situação pode ser ainda mais complicada. Fonte ouvida pelo “Público” disse que o processo de avaliação informal que está a decorrer ainda nem é sobre a totalidade da equipa que Paulo Macedo levará para a Caixa.

Contudo, bastará que sejam autorizados dois ou três novos administradores executivos, dentro da lista de cinco que Macedo já tem fechados, para que a administração a meio gás possa assumir funções no início do ano, lembra o matutino.