Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Governo aumenta preço da água para reabilitar rede de distribuição

ANNE-CHRISTINE POUJOULAT | Getty Images

Aproximar as tarifas dos seus custos reais permitirá responder à reabilitação e renovação dessas redes de distribhuição, aponta o secretário de Estado do Ambiente

De forma a reabilitar a rede de distribuição, o Governo entende que as tarifas da água devem subir, avança o “Diário de Notícias” esta quinta-feira. “Em Portugal, a maioria das tarifas praticadas não cobre os verdadeiros custos dos serviços de águas e águas residuais”, confirma Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, ao matutino.

Para o PS, o caminho a seguir está escolhido e vai ser tornado público esta quinta-feira, com a apresentação do relatório intercalar do Grupo de Apoio à Gestão do Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais - Pensar 2020. “O que estamos a pugnar é que as tarifas se aproximem daquilo que são tarifas que permitam cobrir custos, nomeadamente custos com a reabilitação”, explica o governante ao “DN”.

Aproximar as tarifas dos seus custos reais permitirá responder à reabilitação e renovação dessas redes, aponta Carlos Martins. Neste momento, “as entidades gestoras” de serviços de águas “estão a cobrar tarifas abaixo do necessário, ou seja, de alguma maneira implicitamente as próprias entidades gestoras já estão a subsidiar estes serviços”, diz.

A subida das tarifas – entendida como uma medida prioritária, segundo o relatório – vai permitir apoiar aqueles que precisam de facto das tarifas sociais, sustenta ainda o secretário de Estado.