Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Banco de Portugal escolhe comprador do Novo Banco antes do Natal

© Rafael Marchante / Reuters

Apesar de terem sido apresentadas mais propostas, o Novo Banco deverá ser vendido ao fundo China Minsheng ou ao fundo norte-americano Lone Star. Ambas as propostas cumprem a exigência central do Fundo de Resolução para que haja venda: a retirada da instituição do estatuto de banco de transição

Apesar de terem sido apresentadas mais propostas de compra do Novo Banco, neste momento só há duas possibilidades de escolha em cima da mesa do Banco de Portugal: o fundo China Minsheng ou o fundo norte-americano Lone Star. O Banco de Portugal (BdP) está a trabalhar para anunciar ainda antes do Natal o nome do próximo dono do Novo Banco, avança o “Público” esta segunda-feira.

Pelo que apurou o matutino junto de fontes do sector financeiro, a intenção é que o nome do comprador seja tornado público quanto antes, mesmo que o contrato só seja assinado mais tarde. Apesar dos receios de que o negócio volte a falhar devido à instabilidade política que atravessa a Europa, a expectativa do BdP é que desta vez a venda tenha sucesso.

“Os investidores estão muito comprometidos e os mercados já absorvem choques com muita naturalidade, como se viu no Brexit e na eleição de Trump”, diz uma fonte envolvida no processo ao “Público”.

O fundo norte-americano Lone Star propõe-se a ficar com 100% do Novo Banco, mas mediante escolha de ativos. Já o China Minsheng Financial Group assume 100% da instituição através de um aumento de capital onde garante mais de 50% das acções, com dispersão em bolsa do remanescente, a concretizar nos dois anos seguintes.

Ambas as propostas cumprem a exigência central do Fundo de Resolução para que haja venda: a retirada da instituição do estatuto de banco de transição.

Para que tal aconteça, o Fundo de Resolução tem de garantir que perde o domínio do capital e deixa de ter influência na gestão. Até agosto de 2017, o Novo Banco terá, por lei, de passar para a esfera privada.