Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Há 53 mil famílias carenciadas em risco de não terem acesso à tarifa social da água em 2017

ANNE-CHRISTINE POUJOULAT | Getty Images

No Orçamento de Estado para 2017, o Governo vai uniformizar as condições de acesso a estes tarifários sociais da água. Contudo, no fornecimento da água a decisão sobre a criação do tarifário social e a forma e nível do desconto ficará nas câmaras, respeitando a autonomia local

Há pelo menos 53 mil famílias portuguesas carenciadas em risco de não terem acesso à tarifa social de água apesar de reunirem as condições que serão aplicadas às mesmas a partir de 2017, devido às autarquias em que habitam não oferecerem esses tarifários, conta o “Jornal de Notícias” esta segunda-feira.

Estas mesmas 53 mil famílias, dada a sua situação de carência, já beneficiam de tarifários sociais na luz. Porém, para usufruírem da tarifa social da água podem vir a encontrar alguns entraves.

No Orçamento de Estado para 2017, o Governo vai uniformizar as condições de acesso a estes tarifários sociais da água; contudo, no fornecimento da água a decisão sobre a criação do tarifário social e a forma e nível do desconto ficará nas câmaras, respeitando assim a autonomia local, lembra o matutino.

Segundo o “JN”, em 25 autarquias das 128 nacionais sobre as quais há dados sobre as tarifas sociais, contam-se 53 254 famílias que mesmo preenchendo as condições de carência podem não ter acesso aos descontos sociais.