Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Lisboa. Há cada vez mais carros a circular na capital

Ponte Vasco da Gama cortada esta manhã

DR

Lisboa vai criar sete mil novos lugares de estacionamento, entre espaços para residentes e para utilizadores dos transportes públicos, para tentar diminuir o volume de tráfego diário

O carro particular voltou a ser o meio de deslocação privilegiado para quem se movimenta em Lisboa. Em dois anos, há mais 15 mil carros por dia a circular na capital. Em 2014 entravam em Lisboa 355 mil carros por dia, número que aumentou para 366 mil em 2015 e para 370 mil este ano (estimativa para o primeiro semestre do ano), avança o “Diário de Notícias” esta sexta-feira.

Após uma queda ligeira durante os anos crise – entre 2011 e 2014 – a tendência voltou a inverter-se. Para os ambientalistas, este é um mau sinal. “Temos inscritos em Lisboa 160 mil veículos e entram todos os dias cerca de 360 mil, o que significa que por cada três carros a circular, dois vêm de fora. É insustentável”, disse o vereador do planeamento Manuel Salgado, ao “DN”.

Segundo o matutino, a autarquia espera diminuir esteve volume de trânsito quando assumir a gestão da Carris – que se espera aconteça em 2017. Até lá, estarão concluídas as obras que vão limitar as vias de circulação para os carros e vão ser criados parques de estacionamento “próximos de estações de metro e de grandes vias de transporte”, anunciou, na terça-feira, o presidente da câmara municipal, Fernando Medina.