Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Repetidos casos de desmaios nos comboios por falta de pequeno-almoço

  • 333

João Carlos Santos

A Fertagus, empresa que detém a concessão do serviço suburbano entre Lisboa e Setúbal, iniciou esta manhã uma campanha destinada a tentar reduzir o número de episódios de doença súbita a bordo dos seus comboios entre pessoas que não tomaram o pequeno-almoço, e que causam atrasos em cadeia e carruagens sobrelotadas

Quarenta e seis pessoas tiveram indisposições nos comboios da Fertagus (Lisboa-Setúbal) por falta de ingestão do pequeno-almoço, no primeiro semestre deste ano, levando a empresa a iniciar esta segunda-feira uma campanha de sensibilização.

O jornal "Público" avança na sua edição desta segunda-feira que a Fertagus, empresa que detém a concessão do serviço suburbano entre Lisboa e Setúbal, iniciou esta manhã uma campanha destinada a tentar reduzir o número de episódios de doença súbita a bordo dos seus comboios, entre pessoas que não tomaram o pequeno-almoço, e que causam atrasos em cadeia e carruagens sobrelotadas.

A empresa contabilizou entre 2012 e outubro deste ano 372 casos de doença súbita, dos quais 82 no interior dos comboios. No primeiro semestre deste ano ocorreram 46 episódios, que prejudicaram a pontualidade de 51 comboios num total de 209 minutos.

Em declarações à agência Lusa, Raquel Santos, da Fertagus, explica que a situações de doença súbita ocorreram entre as 7h e as 10h (hora de ponta), causando paragens e atrasos nos comboios e por conseguinte prejudicando a vida dos passageiros. "As nossas conclusões são baseadas em relatos transmitidos pelas pessoas que, num primeiro momento, são assistidas pelos nossos colaboradores. Algumas revelaram que não tinham tomado pequeno-almoço ou que não comiam há muitas horas", adianta.

Na sequência dos casos registados, a Fertagus decidiu avançar com uma campanha de sensibilização que pretende alertar as pessoas para a necessidade de tomarem o seu pequeno-almoço. "Esta situação não é nova e já tivemos uma campanha mais genérica com várias mensagens, mas agora decidimos fazer esta mais focada na questão dos pequenos-almoços, nas boas práticas. A campanha passa por entregar folhetos às pessoas, cartazes e na próxima semana na distribuição de maçãs e em princípio iogurtes", explica.

Nos cartazes a distribuir pelas estações e comboios, a Fertagus aconselha as pessoas a tomar o pequeno-almoço, a viajar com uma garrafa de água, a não iniciar viagem se não se sentir bem e em caso de indisposição súbita sair na próxima estação e pedir ajuda.