Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Marcelo aparece ao lado do Rei de Marrocos num vídeo de propaganda do Daesh

  • 333

Chris Jackson / Getty Images

A informação foi revelada esta segunda-feira pelo comentador televisivo e especialista em segurança internacional Nuno Rogeiro, num seminário sobre a comunicação no terrorismo, na presença de altos dirigentes das secretas nacionais

Uma fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa com o Rei de Marrocos Mohammed VI, tirada em junho quando o chefe de Estado condecorou o monarca com a Ordem de Santiago, durante uma visita àquele país, aparece num vídeo de propaganda do autoproclamado Estado Islâmico (Daesh), conta o “Diário de Notícias” esta terça-feira.

A informação foi revelada pelo comentador televisivo e especialista em segurança internacional Nuno Rogeiro, num seminário sobre a comunicação no terrorismo, na presença de altos dirigentes das secretas nacionais, que decorreu esta segunda-feira.

No vídeo em causa, Marcelo é descrito como “infiel” e Mohammed VI como “muçulmano sem vergonha”. Fonte oficial de Belém confirmou ao “DN” ter tido conhecimento do “caso”, mas absteve-se de comentar. “As autoridades competentes tomaram conta do assunto”, sublinhou o porta-voz do Presidente da República.

Pelo que o matutino apurou, esta situação foi avaliada pelos serviços de informações e foi concluído que o “alvo” real deste vídeo dos terroristas não era Marcelo Rebelo de Sousa mas o Rei marroquino.

Segundo o especialista que deu a conhecer o vídeo, esta montagem é originária de um estúdio do Daesh, localizado na zona síria de Deir Ez-Zour.