Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Montenegro: “BE e PCP querem obstaculizar uma governação do PSD e do CDS”

  • 333

Alberto Frias

Luís Montenegro diz, em entrevista à TSF, que PS, BE e PCP “arrasam de alto a baixo as principais orientações políticas económicas que o PSD defende”. Os três partidos que suportam o Governo “têm interesses muito específicos”, considera o líder parlamentar do PSD

“O país sabe quais são as propostas do PSD”, por isso não faz sentido estar a apresentar propostas alternativas durante o debate do Orçamento de Estado que o Governo vai propor. “Há dois modelos económicos” claramente diferentes, sublinha Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD, em entrevista à TSF esta terça-feira.

Montenegro defende que PS, BE e PCP “arrasam de alto a baixo as principais orientações políticas económicas que o PSD defende”. Os três partidos que suportam o Governo “têm interesses muito específicos”.

“O Bloco de Esquerda e o PCP querem obstaculizar uma governação do PSD e do CDS e aproveitam a embalagem para irem fazendo aprovar propostas do seu programa político”, afirma. De qualquer maneira, o social-democrata deixa ao Governo terreno aberto para os próximos meses: “Não passa pela cabeça de ninguém que sejamos nós a influenciar o Orçamento de Estado”, garante.

Para o líder da bancada do PSD, a convocação por Marcelo do Conselho de Estado para o dia 29 de setembro, muito perto da data de apresentação do Orçamento do Estado para 2017, deve ser entendida como “uma pressão positiva, nenhum drama”. “Faz parte da competência do Presidente da República influenciar o Parlamento e o Governo para que decidam bem. A magistratura de influência é isso mesmo”, explicou.

O líder parlamentar do PSD insiste que é importante cumprir a meta do défice deste ano e acusa o PS de “empurrar para debaixo do tapete” os problemas estruturais do país. “Quem vê hoje as propostas do PS não reconhece os eixos da governação de Mário Soares, António Guterres e mesmo de José Sócrates”, ironiza o líder parlamentar do PSD.