Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Alqueva aumentou lucros da produção agrícola na região em €340 milhões

  • 333

David Clifford

O plano do Governo, com recurso a fundos do Plano Juncker, é expandir a área irrigada do Alqueva de 120 para 170 mil hectares. Esta ideia deverá implicar um investimento de 220 milhões de euros

Desde que foi criado, o Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva acrescentou 340 milhões de euros de valor bruto de produção na zona irrigada por ano. O negócio provou ser tão bom que o Governo quer agora alargá-lo através do acréscimo de área regada em mais cerca de 50 mil hectares, conta o “Público” esta segunda-feira.

O plano do Governo, com recurso a fundos do Plano Juncker, é expandir a área irrigada de 120 para 170 mil hectares. Esta ideia deverá implicar um investimento de 220 milhões de euros, conta o matutino.

Para justificar este investimento, o Governo encomendou um estudo à empresa de consultadoria Mateus e Associados que apresenta números esmagadores: com esse alargamento, o crescimento da área regada vai, num ano cruzeiro, aumentar o valor bruto de produção em 504%, ou seja, mais 458 milhões de euros.

Já o Valor Acrescentado Bruto (VAB) – indicador que contabiliza todos os custos intermédios, como sementes, fertilizantes e mão de obra - cresce 945% (mais 343 milhões de euros). O mesmo investimento levará ainda à criação de mais 10.147 postos de trabalho, segundo o estudo encomendado por António Costa.