Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

ADSE com lucros de €62 milhões no 1.º semestre de 2016

  • 333

Medicamentos iguais para todos, no Serviço Nacional de Saúde e na ADSE

David Clifford

O excedente de 62 milhões de euros é 9,3% acima do valor que foi obtido em 2015, mas ainda assim abaixo do que estava orçamentado para a primeira metade do ano

A ADSE, durante o primeiro semestre de 2016 – um período em que muito se falou sobre o futuro do subsistema de saúde – gerou um excedente de quase 62 milhões de euros, conta o “Público” esta quarta-feira.

Isto significa que as receitas com contribuições e descontos superaram as despesas com a saúde dos beneficiários. O excedente de 62 milhões de euros é 9,3% acima do valor que foi obtido em 2015, mas ainda assim abaixo do que estava orçamentado para a primeira metade do ano, diz o matutino.

Apesar de se ter assistido a uma redução de 1,29% do número de beneficiários face ao período homólogo, as receitas registaram um crescimento de 2,35%, para 303,2 milhões de euros, revela o relatório da Direcção-Geral de Proteção Social das Trabalhadores em Funções Públicas, a que o “Público” teve acesso.

Segundo o documento, o crescimento ficou a dever-se, sobretudo, à evolução dos descontos dos beneficiários titulares – trabalhadores e aposentados –, que cresceram mais de dez milhões de euros entre 2015 e 2016.