Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Centeno reduz número de contratações de polícias

  • 333

MARCOS BORGA

Ministério das Finanças diz ter reduzido de 800 para 300 o número de vagas para formação de polícias devido a “constrangimentos orçamentais”

A promessa, em 2014, era a abertura de um concurso para 800 polícias, mas Mário Centeno, quase em vésperas de caducar o concurso travou o processo, limitando o número de vagas a 300, conta o “Correio da Manhã” esta quarta-feira. Desta forma, ficam de fora 500 candidatos que já tinham sido aprovados nas provas de seleção.

Este dossiê tinha de sair das mãos do ministro das Finanças até 9 de setembro, data de caducidade do concurso prevista pela portaria emitida pelo anterior Governo, em 2014. Caso contrário, o processo de candidaturas teria de ser reiniciado.

Os 800 candidatos a este curso de formação fazem parte de uma bolsa formada pela PSP com concorrentes aos dois anteriores cursos. A Direção Nacional da PSP não quis comentar esta decisão ao “CM”.

O Ministério das Finanças, em declarações ao matutino, confirma o chumbo do numerus clausus do anterior concurso, garantindo que a decisão foi tomada no início deste mês e que se deve a “constrangimentos orçamentais.”