Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Presidente da Fosun esteve em Lisboa para reunir com o BCP e Banco de Portugal

  • 333

ERIC PIERMONT / AFP / Getty Images

Há pouco mais de uma semana, a comissão executiva do BCP recebeu uma carta da Fosun a revelar interesse em investir no banco. O presidente do grupo chinês já reuniu com o regulador

O presidente da Fosun, Guo Guangchang, esteve em Lisboa na passada quinta-feira para reunir com a administração do BCP e com o Banco de Portugal, revelou Luís Marques Mendes, no seu espaço de comentário televisivo na “SIC”, no domingo à noite.

Guo Guangchang terá vindo a Portugal para reiterar a vontade do conglomerado chinês entrar no BCP, banco liderado por Nuno Amado, segundo o ex-líder social-democrata.

Há pouco mais de uma semana, a comissão executiva do Banco Comercial Português recebeu uma carta da Fosun Industrial Holdings Limited, na qual o grupo chinês revelou interesse em investir no banco, e ficar, numa fase inicial, com mais de 16% do capital. A Fosun mostrou interesse em, no futuro, reforçar a sua participação para entre 20% a 30%.

“A Fosun propõe-se subscrever um aumento de capital (…) e passaria a deter uma participação de aproximadamente 16,7% do total de ações representativas do capital social do BCP”, lia-se no comunicado divulgado pela CMVM.

Em Portugal, a Fosun adquiriu em 2014 a Fidelidade, a maior seguradora portuguesa, até então detida pela Caixa Geral de Depósitos. É também dona da Luz Saúde, ex-BES Saúde.