Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Foram dois os secretários de Estado que receberam da Galp viagens pagas ao Euro 2016

  • 333

ABEDIN TAHERKENAREH/EPA

João Vasconcelos também viajou para França a convite da Galp. Porém, o secretário de Estado da Indústria diz que “pagou um bilhete de avião”

Afinal, não foi só o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Fernando Rocha Andrade a viajar até ao Euro 2016 com viagens pagas pela Galp. Segundo revela o “Público” esta quinta-feira, o secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos também se deslocou a convite da petrolífera. Porém, este governante “pagou um bilhete de avião”, disse o gabinete de imprensa do Ministério da Economia ao matutino.

“O secretário de Estado da Indústria confirma que viajou para o Euro 2016 a convite da Galp, enquanto entidade patrocinadora da seleção nacional, mas esclarece que pagou um bilhete de avião. Mais informa que já pediu à Galp que esclareça se há despesas adicionais que, a existirem, serão devidamente reembolsadas”, esclareceu o ministério, após ter sido questionado pelo “Público” sobre uma fotografia publicada no Facebook em que os dois membros do Governo, Rocha Andrade e João Vasconcelos, surgiam juntos na bancada.

A viagem paga do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais foi denunciada na quarta-feira à tarde pela “Sábado”. Contactado pela revista, o governante confirmou a viagem a convite da petrolífera, mas disse encarar "com naturalidade, e dentro da adequação social, a aceitação deste tipo de convite - no caso, um convite de um patrocinador da seleção para assistir a um jogo da seleção nacional de futebol”.

Fonte do Ministério das Finanças disse ainda ao “Observador” na quarta-feira que “não existe qualquer fundamento para falar em conflito ético"” e adiantou que Rocha Andrade já decidiu reembolsar a empresa pela despesa efetuada. Isto para que “não restem dúvidas sobre a independência do Governo e do secretário de Estado”.